Podemos dar mais saúde, segurança e educação, diz Dilma

Em debate entre os presidenciáveis da Rede Globo, Dilma falou sobre educação, combate à corrupção e a competência para governar por mais quatro anos

“Hoje, o Brasil pratica a menor taxa de juros da história. Além disso, não houve governo que mais combateu a corrupção do que o meu”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff ao ser questionada sobre suas promessas de campanha pela candidata Marina Silva (PSB). O último debate entre os candidatos à Presidência da República na Rede Globo, na noite de quinta-feira (2), foi marcado por esclarecimentos e acusações vazias.

Ao ser confrontada por Aécio Neves (PSDB) sobre a economia brasileira e os índices da inflação, Dilma foi categórica: “foi bem sucedida”, ao comparar que, atualmente, a inflação está zerada. “Aécio, tem alguns momentos em que acredito que o senhor nega a realidade do que acontece no Brasil. Vocês desempregaram 12,5 %. Tiveram taxas de juros que bateu todos os recordes, chegando a 45%”, rebateu. Ela o que o partido dele foi capaz de colocar “o Brasil de joelhos diante do FMI”.

Educação – Dilma afirmou que uma educação de qualidade não se faz sem a valorização dos professores e que, por isso, aprovou a Lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação. “Isso eu acredito que vai ajudar e valorizar o professor”. A presidenta reafirmou os benefícios do Pronatec, que contempla mais de oito milhões de jovens em todo o País.

Programas Sociais – Dilma observou que os candidatos opositores afirmam que vão dar continuidade aos projetos sociais do governo atual, e argumentou que o seu governo, que já vem realizando com sucesso o desenvolvimento social, é o mais preparado para continuar avançando nas políticas sociais. “Se [os candidatos da oposição] acham bom é porque quem construiu fomos nós. Porque o povo iria acreditar que nós que criamos os programas não sabemos fazê-los e vocês saberão?”, questionou.

Atualmente, o Programa Bolsa Família alcança 14 milhões de famílias brasileiras, o equivalente a 56 milhões de pessoas. “Não tem nada a ver com programas anteriores, que eram fatiados e não chegavam nem a 2 milhões de pessoas”, lembrou Dilma.

Minha Casa – A presidenta falou, ainda, do Programa Minha Casa Minha Vida. “Fizemos o maior programa habitacional da história do País. Hoje temos mais de 3,6 milhões de moradias entre entregues e contratadas, e a principal característica é que o subsídio maior é para quem ganha até R$ 1.600 mensais”, exaltou.

FarmáciaPopular – O governo atual mantém também o programa Aqui Tem Farmácia Popular, que fornece medicamentos gratuitos para portadores de doenças crônicas. “E justamente para pessoas mais velhas, que têm hipertensão, diabetes e asma. Somos um dos poucos países do mundo que fornece remédios de graça. Isso é compromisso com a saúde do povo, interesse público. Porque, para nós, é colocar orçamento e fazer dele orçamento para os pobres e não só para os ricos.”, afirmou a presidenta Dilma.

Competência – A presidenta foi criticada por Marina por nunca ter exercido um cargo eletivo, e rebateu dizendo que para ser presidente só é preciso ter experiência e competência. “Interessante uma pessoa que defende a nova política (dizer isso). Então uma pessoa que não fez carreira não pode ser presidenta? Onde isso está escrito? Não é na Constituição. Qualquer brasileiro pode ser presidente”, opinou.

 

Por Alessandra Fonseca, da Agência PT de Notícias

PT Cast