Celulares com nono dígito em mais cinco estados

Medida destina-se a ampliar a quantidade de números disponíveis para habilitação de novos acessos móveis

Atenção! À meia-noite de domingo (2), os números de telefones celulares nos estados do Roraima, Pará, Maranhão, Amapá e Amazonas vão ganhar um nono dígito, acrescido à frente dos números atuais. Eles totalizam 21,4 milhões de linhas. Três estados adotaram a medida (São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro), e o objetivo é ampliar a variedade de números.

Com a formatação atual, o sistema de numeração da telefonia móvel permite habilitação superior a 2,4 bilhões de combinações diferentes – ou 37 milhões de números em cada uma das áreas dos 67 códigos nacionais – que identifica a área dentro do estado e municípios.

“Esta etapa dá continuidade ao processo de padronização da numeração da telefonia móvel no Brasil, feita de forma tranquila e planejada para não trazer prejuízos aos usuários”, tranquiliza o presidente da Anael, João Resende.

Está disponível no portal da Agência uma cartilha com informações sobre a implementação do nono dígito. A medida atinge mais de 96 milhões de celulares nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por Márcio Morais, da Agência PT de Notícias

PT Cast