Efeito Lula: confiança empresarial atinge maior patamar em três anos
Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 1,3 ponto no mês de julho, alcançando 97,6 pontos. Otimismo nos setores de comércio, serviços, construção e indústria impulsiona crescimento
Publicado em
Mais uma ótima notícia para o país. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 1,3 ponto no mês de julho, alcançando 97,6 pontos, o melhor resultado desde setembro de 2022. Em médias móveis trimestrais, a evolução foi de 0,4 ponto. O resultado foi revelado nesta sexta-feira (2), pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, FGV-ibre. O avanço foi impulsionado por um otimismo disseminado nos setores de comércio, serviços, construção e indústria, reforçando a eficácia das políticas macroeconômicas implementadas pelo presidente Lula.
“O aumento da confiança empresarial foi amplamente disseminado entre os diversos segmentos econômicos em julho, indicando uma aceleração do nível de atividade no início do terceiro trimestre. Os destaques continuam sendo a indústria de transformação e o setor da construção, ambos registrando aumentos expressivos no mês e níveis de confiança mais elevados do que os dos demais setores”, comentou em nota Aloisio Campelo Jr, superintendente de estatísticas do FGV-ibre.
Leia mais – Efeito Lula: no trimestre encerrado em junho, desemprego caiu para 6,9%, o menor em 10 anos
O Brasil está de volta
A retomada do programa Minha Casa Minha Vida foi um fator crucial para a área de construção, que cresceu 0,9 ponto e vive uma nova fase de expansão, após anos estagnada. No comércio, o índice aumentou 0,6 ponto, e nos serviços, 0,2. Esse otimismo reflete uma demanda aquecida e que impulsiona a economia.
Ouça o Boletim da Rádio PT:
A confiança interna nos rumos do Brasil está claramente em alta. O Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 1,9 ponto, atingindo 97,8 pontos. E a produção industrial, outro indicador importante, cresceu 4,1% em junho em relação a maio.
Leia mais: Indústria de transformação retoma ritmo de crescimento, aponta CNI
Gleisi Hoffmann, presidenta do PT e deputada federal (PT-PR), comentou os resultados. “Outra vez colocamos a economia para girar, criamos cada vez mais empregos, geramos renda e movimentamos do grande empresário ao pequeno comércio local”, festejou nas redes sociais.
Os números de hoje revelam que a confiança empresarial atingiu em julho o maior patamar em quase três anos, segundo a FGV. Reflexo direto do Governo @LulaOficial, que retomou o Minha Casa, Minha Vida e lançou um programa de depreciação acelerada de máquinas e equipamentos, com…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) August 2, 2024
Especialistas que previam um cenário econômico desfavorável no terceiro mandato do presidente Lula vêm sendo repetidamente desmentidos pelos fatos. A verdade é uma só: o Brasil está de volta.
Da Redação