Eleger Dandara Tonantzin a 1ª mulher prefeita de Uberlândia será marco histórico
Ativista na defesa dos direitos das mulheres, da negritude, das cotas afirmativas, das comunidades periféricas e da população LGBTQIA+, Dandara tem um plano inclusivo para Uberlândia
Publicado em
Aos 30 anos, Dandara Tonantzin (PT-MG) é a mais jovem negra deputada federal, representando na Câmara dos Deputados a nova geração de lideranças comprometidas com a diversidade de raça e gênero. Candidata à prefeitura de Uberlândia, Dandara deve disputar o segundo turno, de acordo com pesquisa IPEC divulgada nesta quinta-feira (3). Ela está em segundo lugar nas pesquisas, com 29% das intenções de voto, atrás Paulo Sérgio (43%).
Na última semana antes do primeiro turno, ela intensificou as atividades de campanha, promovendo reuniões, caminhadas e carreatas, sendo recebida sempre com carinho e entusiasmo. “Nós sabemos o quanto a nossa força é gigante. Vamos transformar Uberlândia em uma cidade referência”, afirma. Além disso, tem participado de debates onde apresenta suas propostas para a cidade. Sua candidatura é apoiada pelo presidente Lula.
Programação de campanha
No último sábado (28/9), Dandara Tonantzin participou da Caminhada da Primavera, no centro de Uberlândia, com forte apoio da militância. No domingo (29), realizou carreata na região norte da cidade. Na segunda-feira (30), encontrou-se com especialistas de diversas áreas para aperfeiçoar suas propostas.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Na terça-feira (1/10), reuniu-se com proprietários de bares, restaurantes, hotéis, padarias e cafeterias para discutir suas demandas. Na quarta (2), participou de caminhada e dialogou com a população do bairro Canaã.
Nesta quinta-feira (3), estará presente no debate na TV Integração, a partir das 22h. Na sexta (4), realizará panfletagem e conversa com trabalhadores da indústria. O sábado (5) marca o encerramento de sua campanha, com uma grande caminhada no centro da cidade, ao lado de vereadores da chapa, apoiadores e militância.
Investimento em programas sociais
Dandara Tonantzin tem uma trajetória como ativista social marcada pela defesa dos direitos das mulheres, da negritude, das cotas afirmativas, da educação pública de qualidade, das comunidades periféricas e da população LGBTQIA+. Todas essas causas estão presentes em seu plano de governo.
Conheça as novidades da Casa 13 para as eleições municipais clicando aqui.
Um dos seus projetos é o programa “Renda Básica Municipal”, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para ela, é possível acessar fundos nacionais destinados ao combate à fome e à desigualdade, pois as medidas não onerarão o caixa da prefeitura. “Atualmente, há mais de 100 mil inscritos no cadastro único, dos quais 40% recebem menos que um salário-mínimo. É fundamental que trabalhemos juntos para garantir que as pessoas tenham uma vida digna,” afirmou.
Dandara fortalecerá a Delegacia da Mulher e ampliará os serviços e horários de atendimento da Casa da Mulher. Implementará também um auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência, pois muitas desejam sair de casa, mas a dependência financeira as impede. “Queremos criar o aluguel social para garantir maior proteção e autonomia para as mulheres em situação de vulnerabilidade,” destacou.
Saúde e moradia
Dandara também propõe transformar algumas Unidades Básicas de Saúde (UAIs) em centros de especialidades, além de criar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e um centro municipal de exames. Além disso, vai dobrar o número de leitos do Hospital Municipal, de 200 para 400.
Ela implementará o maior programa habitacional da história de Uberlândia, para eliminar o déficit habitacional de 40 mil pessoas. “Vamos ampliar o Minha Casa Minha Vida e criar o Programa Casa Bonita, que vai apoiar a reforma de casas da população de baixa renda, garantindo habitação digna para todos,” afirmou.
Com propostas inovadoras e foco em diversidade e inclusão, Dandara e sua equipe vão se empenhar para atender às demandas da cidadania, juventude e família, abrangendo áreas fundamentais como educação, saúde, transporte, lazer, cultura, moradia e alimentação.
Da Redação