Eleições: PT tem 1.380 candidaturas majoritárias, 1.301 vices e 26.654 proporcionais

Dentre as 1.380 candidaturas próprias, o partido disputa prefeituras em 13 capitais e 126 cidades com mais de 100 mil eleitores; número de candidaturas majoritárias supera o de 2020

PT Nacional

PT disputa prefeituras com candidaturas próprias em 1.380 cidades do país e tem 26.654 candidatos/as a vereador/a

A campanha para as eleições municipais de 2024 já está nas ruas do país a partir desta sexta-feira (16).

No Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras todo o conjunto de dirigentes, militantes, candidatos/as a prefeito/a e a vereador/a, está envolvido para debater e disputar voto a voto levando as melhores propostas para melhorar a vida do povo das capitais, cidades grandes, médias e pequenas em todo o país.

Além da participação em coligações e apoios, o PT disputa essas eleições com um número significativo de candidaturas próprias em todo o Brasil, tanto em capitais como em municípios de grande, médio e pequeno porte.

Ao todo, o partido tem 1.380 candidaturas a prefeito/a, 1.301 a vice-prefeito/a e 26.654 candidatos/as a vereador/a na disputa pelos cargos majoritários e proporcionais em todo o país.

A quantidade de candidaturas apresentadas pelo PT para prefeito/a e vice-prefeito/a supera a do ano de 2020, quando o partido teve 1.209 candidaturas majoritárias e 1.248 no cargo de vice.

O partido conta hoje com um total de 265 prefeituras e 3.166 representantes em Câmaras Municipais. O objetivo nas eleições municipais de 2024 é ampliar de forma importante esses números e eleger o maior número de prefeitos/as e vereadores/as em todo o Brasil.

Veja aqui o quadro completo das candidaturas petistas por estado

Dentre as 1.380 candidaturas majoritárias, o PT tem candidatos e candidatas em 13 capitais brasileiras, e nas outras 13 estará ao lado de candidaturas do PV e PCdoB – que compõem a Federação Brasil da Esperança – e de coligações com partidos aliados.

E nas cidades que têm segundo turno, o PT terá 52 candidaturas próprias e apoia candidaturas de partidos aliados em outras 20 delas, enquanto que nos municípios com mais de 100 mil eleitores, o partido terá 61 candidaturas próprias e apoia 51 candidaturas de forças aliadas.

Leia mais: Eleições 2024: Time do Lula entra na disputa para mudar as cidades do Brasil

Candidaturas da Federação

Nas eleições municipais deste ano  será a primeira vez que o PT compõe uma federação de partidos, juntamente como o Partido Comunista do Brasil e o Partido Verde, formando a Federação Brasil da Esperança.

Neste caso, todas as candidaturas majoritárias e proporcionais dos respectivos partidos passaram pela negociação aprovação da Federação Brasil da Esperança, conforme determina a legislação vigente.

Assim, ao lado do PT na disputa municipal, o Partido Verde tem um total de 92 candidaturas a prefeito/a e 138 a vice e 4.379 proporcionais, enquanto que o PCdoB lançou 62 candidaturas majoritárias, 98 vices e 2.946 proporcionais.

Em vídeo, Lula pede votos em candidatos comprometidos com a reconstrução do país