Em Camaçari, Lula fortalece campanha do PT para Caetano voltar à prefeitura

“Vamos trazer de volta aquele que foi o melhor prefeito da história da cidade”, assegurou o presidente, durante grande comício que reuniu, na noite de quinta-feira (17), mais de 50 mil pessoas na cidade baiana

Ricardo Stuckert

Caetano, Lula e Pastora Déa, candidata a vice-prefeita

Uma multidão de mais de 50 mil pessoas recebeu o presidente Lula na noite desta quinta-feira (17) em Camaçari (BA) no comício do candidato a prefeito Luiz Caetano (PT) que vive momento de ampliação de alianças e chances reais de vitória. A presença do presidente Lula foi o ponto alto da arrancada para quatro anos de uma nova gestão do petista, que foi prefeito de 2005 a 2012.

“O Caetano foi o melhor prefeito da história de Camaçari. Se eleito, Camaçari vai receber o que merece e ele não vai precisar bater na porta do governo porque a porta estará aberta para o prefeito e para o povo de Camaçari”, afirmou o presidente, ao pedir aos eleitores um presente no dia 27 de outubro, data de seu aniversário.

Leia maisLula, em Natal: “Eleição da Natália é a volta por cima que a gente vai dar”

“Eu vim aqui porque o dia 27 é o dia da gente decidir o destino de Camaçari. Vamos trazer de volta aquele que foi o melhor prefeito da história da cidade. Quero pedir um presente a vocês que não vai custar dinheiro. Estarei completando 79 anos e queria de presente a eleição do companheiro Caetano e a companheira Déa vice-prefeita, para que a gente possa revolucionar a vida de vocês aqui nessa cidade”, ressaltou o presidente, ao falar de seu orgulho pela candidata Déa Santos (PSB) a vice, uma mulher negra e pastora. Lula também exaltou o orgulho de ser de esquerda.

“Não tem nada mais extraordinário do que essa união de dois partidos de esquerda. Não temos medo de dizer que somos de esquerda porque ninguém foi o mais de esquerda do que Jesus Cristo. Ninguém brigou mais pelos pobres do que Jesus Cristo É exatamente por brigar pelos pobres que os ricos da época mandam crucificar Jesus Cristo. Não podemos esquecer isso”, afirmou o presidente, ao citar as experiências exitosas dos ex-governadores Rui Costa, atual ministro da Casa Civil, senador Jaques Wagner, e do atual Jerônimo Rodrigues (PT). Os dois últimos participaram do comício.

O presidente postou fotos do evento em suas redes sociais. “Com Caetano e Pastora Déa, Camaçari é 13”, escreveu.

Com Caetano e Pastora Déa, Camaçari é 13. ⭐️

[image or embed]

— Lula (@lula.com.br) Oct 18, 2024 at 0:33

“De arrepiar”

“Foi de arrepiar Camaçari! Meu coração está cheio de gratidão e alegria por viver esse momento histórico ao lado do nosso presidente Lula e de vocês. A nossa arrancada para a vitória no segundo turno foi linda! Só vai dar 13!”, postou Caetano em suas redes com várias fotos e vídeos.

Na primeira eleição com dois turnos em Camaçari, no primeiro turno Caetano recebeu 49,52% dos votos válidos, contra 49,17% do concorrente. Em sua fala no comício, ele listou todos os programas do governo federal e seus impactos positivos para Camaçari, que é o quarto maior colégio eleitoral e o segundo PIB da Bahia.

“É a cidade mais rica da Bahia e falta dipirona nos postos médicos. É uma vergonha essa gestão do União Brasil, cujo prefeito transformou Camaçari no caixa da prefeitura de Salvador e do grupo político deles”, disparou. Caetano anunciou a construção da primeira policlínica e do hospital municipal, além da reabertura da UPA fechada pela atual gestão. Prometeu uma “cidade viva” com a implantação do Tarifa Zero, valorização do servidor público e construção de creches.

Caetano lembrou do fechamento da Ford. “Fechou quando o presidente era Bolsonaro. Precisou Lula voltar pra gente trazer de volta uma nova indústria, a BYD”, assinalou, ao destacar a retomada do processo de industrialização do país com a volta do presidente.

“Encarnação do trabalhador”

Em seu discurso, Lula voltou a criticar o ex-presidente, alertou aos eleitores para não cometerem o erro de 2018 e desafiou-os a apresentar alguma obra dele.

“Uma coisa que ninguém conhecia a não ser por contar mentira, pregar o ódio e inventar que é evangélico. O comportamento dele é de quem não acredita em Deus. Esse homem é responsável pela morte de quase 400 mil pessoas de Covid. Eu desafio alguém a mostrar uma obra que ele fez aqui, uma sala de aula, um posto médico, uma estrada. Não fez nada porque foi eleito para mentir, para destruir, para destilar ódio no coração de pessoas de boa-fé, inocentes, que acreditaram nas mentiras dele”, lembrou Lula, ao falar também que Bolsonaro pôs o filho para disputar uma eleição para vereador com a mãe e derrotou-a em 2020, no Rio.

Leia mais: Evandro intensifica agenda na periferia de Fortaleza, dialoga com a população e amplia apoios

Ao resumir sua história de vida de retirante nordestino, Lula disse que é a “encarnação do trabalhador e dos desempregados porque já viveu tudo o que o trabalhador vive” e se emocionou. Reafirmou sua obsessão pela educação, com as escolas de tempo integral que acolherão quase quatro milhões de crianças “para dar tranquilidade para as mães que querem trabalhar fora”.

“Temos que dar garantias as nossas meninas e meninos que não podem crescer com medo do crime organizado, da bandidagem que manda nas cidades e está mandando até na política. Por isso que eu invisto em educação e por isso que criamos o Pé de Meia”, salientou Lula ao informar sobre os 400 mil jovens beneficiados na Bahia, sendo 8.700 em Camaçari.

Lula falou ainda das mentiras que levaram ao impeachment da presidenta Dilma e à Lava-jato para tirá-lo da disputa eleitoral. “Eu poderia ter fugido do país, ter procurado uma embaixada mas, com a fé que eu tenho em Deus, que eu aprendi com a minha mãe, eu resolvi provar a minha inocência e fui para o Paraná para provar para eles que um homem que tem fé, um homem que está com a verdade, não tem que ter medo de nada, a não ser de Deus”, afirmou.