Em defesa da Educação, estudantes fazem ato em Brasília
A caravana organizada pela UNE vai reunir na Esplanada dos Ministérios mais de 5 mil jovens vindos de todos os cantos do País. A defesa da democracia também será tema do ato
Publicado em
Mais de 5 mil estudantes de todo o Brasil vão ocupar o gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF) nesta terça-feira (6). A caravana organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) tem como mote a defesa da educação.
O ato também conta com quatro eixos: contra o golpe e em defesa da democracia; contra os cortes nas verbas para a educação; pela implementação do Plano Nacional de Educação (PNE); e em defesa da Petrobras.
Para a vice-presidente da UNE, Tamires Sampaio, o ato é importante por conta do momento pelo que passa o País, “em que diversos diretos historicamente conquistados na luta dos estudantes estão ameaçados”.
“Com o ajuste fiscal e a onda conservadora, tanto no Congresso quanto na sociedade, é muito importante que a juventude se mobilize para barrar esses retrocessos e mostrar aos parlamentares, à sociedade e ao governo que nós estudantes não vamos tolerar a retirada de direitos”, enfatiza.
Tamires acrescenta que o ato visa a ampliação dos direitos conquistados. “Queremos mais. Mais universidades, mais Prouni, mais cotas, mais educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos”, finaliza.
Na programação, está previsto um ato às 11h em frente ao Ministério da Educação (MEC). A concentração será a partir das 9h, na Biblioteca Nacional.
No período da tarde, os estudantes realizam duas atividades paralelas, às 14h. Na Câmara dos Deputados, os jovens vão fazer uma manifestação pela Reforma Política. E no mesmo horário haverá uma Aula Pública em defesa do Plano Nacional de Educação e pela implementação das metas do PNE, em frente ao prédio do MEC.
Da Redação da Agência PT de Notícias