Em grande plenária em Santa Maria, Valdeci Oliveira reafirma força do PT no 2º turno

Votação expressiva do petista reflete vasta experiência como gestor – prefeito de Santa Maria em duas gestões e deputado estadual – e apoio de Lula

Divulgação

Plenária em Santa Maria reafirmou força da candidatura de Valdeci no município

Valdeci Oliveira, candidato do PT à Prefeitura de Santa Maria (RS), obteve 40,63% dos votos válidos e está na liderança neste segundo turno. Na noite desta quarta-feira (9), no Comitê Central da campanha, ele reuniu lideranças e militantes em uma grande plenária de arrancada para o 2º turno das eleições. Acompanhado do candidato a vice-prefeito, Dr. José Farret, em um discurso emocionado e vibrante Valdeci Oliveira agradeceu os mais de 20 mil votos de diferença em relação ao segundo colocado, Rodrigo Decimo (PSDB) e reafirmou seu compromisso com a vitória no dia 27 de outubro.

Para Valdeci Oliveira, a votação expressiva que ele e o vice, Dr. José Farret, receberam no primeiro turno, em um cenário com sete candidatos, reflete o reconhecimento da população pelas propostas da chapa e sua vasta experiência como gestor público comprometido. Ao contrário do oponente tucano, que é novato em política, Valdeci foi prefeito de Santa Maria duas vezes. Atualmente, é deputado estadual pelo quarto mandato consecutivo e foi presidente da Assembleia Legislativa em 2022, período em que, por dois dias, atuou como governador do Rio Grande do Sul.

Conheça o time do Lula na Casa 13 clicando aqui.

Valdeci também defende suas gestões como prefeito, destacando a retomada de políticas públicas e iniciativas realizadas na época. Além disso, sua proximidade com o governo federal de Lula, por meio do ministro Paulo Pimenta (PT), que também tem Santa Maria como base eleitoral, o torna um candidato mais qualificado em comparação com seu oponente para administrar a cidade.

Ainda durante a plenária, que definiu o tom para os próximos quinze dias que antecedem a eleição do 2º turno, Valdeci Oliveira ressaltou que a campanha seguirá com foco na mobilização e no diálogo direto com a população de Santa Maria. O objetivo é ampliar o apoio em todas as regiões da cidade e consolidar o projeto de Valdeci Oliveira para a prefeitura.

Por fim, ele conclamou a militância e partidos aliados para ampliar ainda mais a diferença de votos e vencer o candidato tucano. “A partir deste momento, é uma virada de página. Amanhã, vamos iniciar uma grande campanha de mobilização. Vamos para a rua conversar com toda a cidade e mostrar nossas propostas em todos os cantos de Santa Maria. Serão 15 dias de muito trabalho, dia e noite, para ganhar essa eleição,” afirmou Valdeci.

Leia mais: Vencedor em 248 prefeituras, PT se fortalece e supera as 183 da última eleição

Além dos candidatos a prefeito e vice-prefeito, Valdeci Oliveira e Dr. José Farret, o evento contou com a presença dos vereadores e vereadoras eleitos e suplentes da coligação: Valdir Oliveira (PT), Sidi (PT), Helen Cabral (PT), Marina Callegaro (PT), Werner Rempel (PT) e Marcelo Bisogno (UNIÃO). Também compuseram a mesa o prefeito eleito de Itaara, Sandro Ferigollo, e os presidentes dos partidos da federação.

Rodrigo Décimo é criticado por sua atuação em Santa Maria

Rodrigo Décimo, que disputará o segundo turno com Valdeci Oliveira, entrou na política em 2020, quando concorreu a vice-prefeito pelo PSL, partido ao qual Bolsonaro se filiou e foi eleito em 2018, evidenciando sua aproximação com a sigla. Em 2024, ele se filiou ao PSDB para concorrer à prefeitura.

Atualmente, Rodrigo é o vice-prefeito de Jorge Pozzobom, ambos do PSDB. Com oito anos à frente da prefeitura de Santa Maria, a gestão de Pozzobom tem sido amplamente criticada pela população. As principais queixas incluem o abandono das obras de infraestrutura e a pavimentação das ruas, resultando em diversas vias esburacadas em vários bairros, o que dificulta o tráfego de veículos.

Além disso, muitos pontos da cidade enfrentam problemas de iluminação, com ruas escuras e praças em péssimas condições. Os cidadãos também lidam com problemas recorrentes de enchentes e alagamentos, longas esperas nos postos de saúde para atendimento e a falta de vagas em creches. Todos esses problemas evidenciam a necessidade de uma gestão mais eficaz e atenta às demandas da comunidade.

Leia mais“PT sai maior deste primeiro round”, celebra Humberto Costa

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast