Em São Leopoldo (RS), Nelson Spolaor foca em proteção contra cheias e moradias para desabrigados

Candidato petista teve papel fundamental ao conseguir recursos do governo Lula para reconstrução do município, fortamente afetado pelas enchentes de maio

Divulgação/Facebook

Nelson Spolaor (E) tem entre as prioridades dar continuidade à competente gestão do atual prefeito, Ary Vanazzi

A dez dias do primero turno das eleições, o candidato do PT à prefeitura de São Leopoldo (RS), Nelson Spolaor, intensifica a agenda de campanha com caminhadas, plenárias decisivas e a assinatura de cartas-compromisso com diferentes segmentos da sociedade. Ele tem reafirmado a promessa de dar continuidade às ações de reconstrução de São Leopoldo, executadas pelo atual prefeito, o também petista Ary Vanazzi, após as enchentes de maio deste ano.

Como secretário-geral de Governo (SGG) na gestão de Ary Vanazzi (2021-2024), Spolaor desempenhou um papel fundamental na busca de recursos junto ao governo federal para a reconstrução de São Leopoldo após as enchentes. Ele se empenhou para conseguir, junto ao presidente Lula, mais de R$ 2 bilhões em projetos para a cidade, integrando-se ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. “Sua experiência e comprometimento com a gestão pública o posicionam como um candidato forte para ser o prefeito de São Leopoldo,” declarou o atual prefeito, Ary Vanazzi.

Prevenção a enchentes

Um dos pilares do plano de governo de Nelson Spolaor é o enfretamento às enchentes. O fortalecimento do Plano de Contingência (PLANCON) para o enfrentamento de desastres naturais é umas das propostas que integram seu plano de governo. Ele pretende incorporar medidas baseadas em novos parâmetros para lidar com essas situações. O objetivo é garantir infraestrutura adequada para evacuação, alojamento, assistência e cuidados às vítimas. Ele também propõe a inclusão de um plano de resgate para animais, reconhecendo a importância de proteger todos os membros da comunidade durante emergências.

Leia mais: Camila e Zeca do PT intensificam agendas de rua na busca do segundo turno

Outra proposta de Nelson Spolaor é o fortalecimento do Observatório Municipal de Mudanças Climáticas e a implementação do Plano Local de Ação Climática (PLAC). Além disso, ele pretende elevar a Defesa Civil Municipal ao status de secretaria, o que permitirá fortalecer sua estrutura para enfrentar crises, monitorar emergências e implementar sistemas de alarme. O candidato também propõe ampliar a segurança das comunidades que residem nas proximidades dos arroios e compromete a garantir a ampliação de diques, visando evitar a inundação de áreas frequentemente alagadas, como na Feitoria, São Geraldo, Pinheiro e Rua das Camélias.

Sustentabilidade

Outra proposta de Nelson Spolaor visa a criação e implementação de políticas de descarbonização e neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE), por meio da implementação do IPTU Verde, a utilização de ônibus elétricos no transporte público, o estímulo ao uso de cisternas e a mudança da matriz energética.
Saúde e educação

Na área de educação e saúde, a proposta de Nelson Spolaor é garantir a melhoria das 18 escolas municipais, e das 14 unidades de saúde, além dos CRAS. Isso incluirá a aquisição de equipamentos e as melhorias necessárias para esses espaços, visando oferecer um ambiente mais adequado e acolhedor para a comunidade.

Moradia

Em relação à moradia, Spolaor quer construir três mil unidades habitacionais para a população afetada pelas cheias e que reside em áreas de alto risco, e mais duas mil unidades para famílias em situação de vulnerabilidade. O objetivo é totalizar cinco mil novas moradias até 2028. Para apoiar essas famílias até a conclusão das unidades, Spolaor também planeja garantir, com a participação dos governos estadual e federal, a oferta de aluguel social, promovendo segurança e dignidade àqueles que mais precisam.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast