Em Vitória da Conquista (BA), Waldenor Pereira reforça participação popular na Prefeitura

Documento que orientará a administração petista foi construído com método e tem como diretriz maior a definição do ser humano como prioridade

Divulgação/Facebook

Com a força do povo, o documento contou com 13 grupos temáticos que fizeram o mapeamento da realidade do município

O Partido dos Trabalhadores (PT) disputa a Prefeitura de Vitória da Conquista (BA) com a força de ideias e propostas que uniram sete partidos na Coligação Frente União e Reconstrução por Conquista. A cidade com 370 mil habitantes, a 520 quilômetros da capital, Salvador, no sudoeste do estado, terá a oportunidade de, pela primeira vez, escolher, para chefiar o Poder Executivo municipal, o economista Waldenor Pereira. O nome, que carrega a experiência de dois mandatos como deputado estadual e de quatro como deputado federal, também traz consigo o apoio de nomes tradicionais da política baiana e, claro, do presidente Lula.

O plano de governo que a Frente União e Reconstrução por Conquista coloca à prova, para avaliação dos eleitores de Vitória da Conquista, é resultado de trabalho com método, para garantir legitimidade ao conteúdo do documento. O processo de elaboração durou mais de um ano, começou com a organização de 13 grupos temáticos que fizeram o mapeamento da realidade do município.

Leia mais: Em vídeo, Lula pede votos em candidatos comprometidos com a reconstrução do país

Em seguida, houve visitas aos distritos do município para coleta de informações in loco, na realidade das comunidades. Então, reuniões plenárias avaliaram as propostas de atuação. E todo esse conjunto recebeu referendo na convenção partidária, com a participação de mais de 5 mil pessoas.

Histórico de atuação política. Conhecimento sobre a realidade da região. Habilidade para articulações política e para gestões administrativa e financeira. A candidatura de Waldenor Pereira reúne diferenciais que sustentam otimismo para o resultado da disputa no próximo dia 6 de outubro e, principalmente, para os próximos quatro anos de Vitória da Conquista. “É, sem dúvida, o nome mais preparado para assumir a prefeitura, aquele que tem know how, que foi reitor, atuou no meio empresarial, tem muitos bons conhecimentos, traz propostas ousadas e, fundamentalmente, viáveis”, explica o coordenador-geral da campanha, Rudival Maturano.

Conheça as novidades da Casa 13 para as eleições municipais clicando aqui.

A candidatura petista em Vitória da Conquista conta com o apoio dos partidos PcdoB, PV, PSD, PSol, Rede e PSB, legenda esta que foi a responsável pela indicação da candidata a vice, Luciana Silva. Essa chapa também foi capaz de juntar nomes que têm histórico de atuação em benefício da população conquistense e baiana: dois ex-prefeitos, Guilherme Menezes e José Raimundo; o Governador Jerônimo Rodrigues; o Senador Jaques Wagner; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; e, finalmente, o Presidente Lula. “O nome que temos à frente da chapa foi capaz de juntar um time completo”, avalia Rudival Maturano.

Leia maisEleições 2024: Time do Lula entra na disputa para mudar as cidades do Brasil

Prioridade

O cerne do plano de governo tem, como ideia fundamental, a definição do ser humano como prioridade. Daí vem a diretriz geral de que o orçamento público municipal deverá servir ao povo. Desse entendimento derivam orientações para o investimento na melhoria do atendimento da saúde pública; na proposta para adoção da tarifa zero no transporte público; e a decisão de recuperação dos espaços culturais abandonados.

“O nosso documento é a apresentação das propostas de forma segura, de forma responsável e viável, resultado do trabalho de uma aliança madura, gestada há um bom tempo, com o apoio das militâncias”, explica o coordenador-geral.

Também faz parte da proposta de governo de Waldenor Pereira para Vitória da Conquista o reaproveitamento da área do antigo aeroporto do município, desativado há 6 anos. A área ociosa, em região centra da zona urbana, foi doada pelo governo federal ao Estado da Bahia, e é objeto de projeto para aproveitamento de modo que sirva para dinamizar as atividades econômicas, sociais e culturais. A intenção é usar o terreno para a construção de conjunto com shopping center, teatro e parques.

No futuro, esse espaço também deverá servir para a localização do centro administrativo municipal. Para levar essa ideia e outras adiante, a equipe de campanha promove mobilização por meio das redes sociais e da atuação de brigadas nos bairros, de caminhadas no comércio e em centros de compras populares, visitas de porta a porta e andanças pela zona rural.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.