Emprego na indústria brasileira cresce 1,7% entre 2011 e 2012

Receita líquida foi de R$ 2,4 trilhões, sendo que maior parte (68,3%) foi de grandes empresas, com mais de 500 empregados

O emprego na industria cresceu 1,7% em 2012, quando havia cerca de 329 mil empresas industriais com uma ou mais pessoas ocupadas, que empregaram 8,8 milhões de pessoas, uma média de 27 pessoas por empresa, segundo a Pesquisa Industrial Anual (PIA), divulgada terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As empresas do setor industrial apontaram, em 2012, receita líquida de vendas de aproximadamente R$ 2,4 trilhões, lideradas pelo desempenho das empresas com 500 e mais pessoas ocupadas, que concentraram 68,3% (R$ 1,6 trilhão) de participação no total das receitas da indústria brasileira.

O valor bruto da produção e o consumo intermediário foram de, respectivamente, R$ 2,3 trilhões e R$ 1,6 trilhão. Com isso, o valor adicionado (diferença entre o valor bruto da produção e o consumo intermediário) atingiu R$ 709,7 bilhões.

O valor da transformação industrial (diferença entre o valor bruto da produção industrial e o custo das operações industriais) foi de R$ 993,3 bilhões. Os custos das operações industriais chegaram a R$ 1,2 trilhão.

O custo total e as despesas das empresas do setor foi de R$ 2,5 trilhões em 2012, dos quais 14,4% foram gastos com pessoal e 41,3% com a compra de matérias-primas.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil