Enquanto tucanos fecham escolas, Flávio Dino abre concurso para professor no MA

Governador do Maranhão mostra que governos progressistas e de esquerda valorizam o ensino público, diferente do modo tucano, que trata a educação como despesa e ameaça fechar mais de 90 escolas apenas em São Paulo

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Enquanto os governos tucanos de Geraldo Alckmin em São Paulo e Beto Richa no Paraná ameaçam fechar escolas públicas, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), valoriza a educação ao abrir concurso público com 1.500 vagas para professores e remuneração de até R$ 5 mil.

O edital foi lançado na última sexta-feira (6) e as inscrições começam neste sábado (14). O certame faz parte do compromisso do governador com a melhoria do ensino público.

“O concurso público para professores é mais uma ação do governo Flávio Dino de valorização dos profissionais da educação, com vista na qualidade do ensino e da aprendizagem dos nossos estudantes maranhenses”, afirmou a secretária de Estado da Educação do Maranhão, Áurea Prazeres.

Além da quantidade de vagas, outra confirmação do compromisso do comunista Dino com a educação é o valor da remuneração de R$ 5 mil para jornada de 40h semanais, que colocará o Maranhão no patamar dos melhores salários pagos aos professores da rede de ensino público no Brasil.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, a abertura do concurso para professores é fruto de uma luta histórica dos profissionais da educação do estado, e agora atendida pelo governador Flávio Dino.

“O concurso atende a uma pauta importante do Sinproesemma, que entende como fundamental a diminuição da contratação temporária na rede estadual de ensino. Por outro lado, oportuniza a comunidade em geral o ingresso ao serviço público fortalecendo a educação no nosso estado”, relatou Julio.

“Todos os anos ficávamos sem saber se os contratos seriam renovados. Agora, com o concurso, além da segurança, temos o reconhecimento do governo do Maranhão. O estado terá uma das melhores remunerações do País, o que implicará na melhoria da educação”, ressaltou a professora de Sociologia e Filosofia, Rosenice Frazão, que atua como contratada no Sistema Estadual de Ensino há três anos.

Concurso – As inscrições para preenchimento de 1.500 vagas para o Cargo de Professor do Quadro Permanente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) seguem até o próximo dia 29 de novembro de 2015.

O concurso será organizado pela Fundação Sousândrade e será composta de duas fases. A primeira, será a prova objetiva e de múltipla escolha, que possui caráter eliminatório e classificatório. A segunda consistirá na prova de títulos, de caráter apenas classificatório.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Portal Vermelho” e do “Governo do Maranhão”

PT Cast