Evandro Leitão busca ampliar alianças para vencer no 2º turno em Fortaleza

Candidato petista diz que segundo turno é uma nova eleição e que prioridade, além da campanha de rua, é ampliar a frente de partidos comprometidos com a democracia

Divulgação

Evandro conta com o apoio do povo e das forças democráticas para vencer a eleição

Evandro Leitão (PT), candidato à prefeitura de Fortaleza, retomou a campanha de rua na manhã desta terça-feira (8) com uma caminhada pelo Cais do Porto da capital cearense. Ele dialogou com moradores, comerciantes e trabalhadores da região. Ainda durante a atividade, Leitão destacou que está dialogando para garantir o apoio do atual prefeito, José Sarto (PDT), que obteve 11,75% dos votos e do Capitão Wagner (União), que contabilizou 11,40% dos votos válidos no primeiro turno das eleições no domingo (6).

O candidato petista enfatizou que compreende o segundo turno como uma nova eleição. Ele afirmou que ninguém governa sozinho e reconheceu que não conseguirá vencer as eleições sem um amplo acordo de alianças para apoiá-lo. “Nesse momento, essa é nossa prioridade, e já estamos buscando pessoas que acreditem no nosso projeto e queiram se juntar a nós. A construção desse projeto conta com o apoio e respaldo do presidente Lula, do governador Elmano e do ministro da Educação, Camilo Santana, e terá, aqui em Fortaleza, a minha liderança, sendo implementado a partir de 1º de janeiro de 2025,” destacou.

Leia mais: Gleisi exalta fortalecimento do PT nas eleições municipais

Evandro Leitão também ressaltou que, desde o início dessa campanha, deixou claro quem são seus apoiadores, ao contrário de seu oponente no segundo turno, André Fernandes (PL), que esconde seu principal aliado, o ex-presidente Bolsonaro. “Quem vai governar essa cidade sou eu, junto com o povo de Fortaleza. Meus aliados, minhas lideranças e parcerias são extremamente importantes, e deixo claro qual é o time do qual faço parte, diferente dele,” afirmou.

Em relação à inexperiência política de André Fernandes (PL), Evandro Leitão afirmou: “Não podemos colocar uma metrópole como Fortaleza, a quarta cidade mais importante deste país, nas mãos de uma pessoa inexperiente.” Ele aproveitou a ocasião para destacar a importância de uma gestão que respeite a população, enfrente o negacionismo e apresente propostas concretas para melhorar a qualidade de vida dos fortalezenses.

Oponente tem histórico de negacionismo

O candidato do PT também criticou o histórico de negacionismo de André Fernandes (PL) durante a pandemia de covid: “Além de negar a ciência, ele estimulou as pessoas a não se vacinarem. Não obstante, ele desrespeitou as regras e as autoridades sanitárias durante o ‘lockdown’, causando confusão até mesmo com policiais na rua. Ele [André Fernandes], inclusive foi detido em Pernambuco por descumprir as normas sanitárias. É essa pessoa que está se colocando à disposição da população de Fortaleza,” lamentou Evandro Leitão.

Propostas de Evandro Leitão

Evandro Leitão finalizou o ato no Cais do Porto reafirmando suas propostas para Fortaleza, entre elas o projeto do Pé-de-Meia municipal, a ampliação do atendimento nos postos de saúde até as 21h, o retorno do Hospital da Mulher, a reabertura das emergências que foram fechadas e do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará.

Para o candidato do PT, se eleito, o apoio das lideranças que o acompanham na eleição, desde o primeiro turno, e uma administração alinhada com as esferas estadual e federal serão fundamentais para uma gestão eficiente, responsável e organizada do município, com políticas públicas competentes. “Eu irei governar com o povo, ouvindo as pessoas e definindo prioridades em conjunto com a população,” afirmou.

Leia mais: Vencedor em 248 prefeituras, PT se fortalece e supera as 183 da última eleição