Falta de obras de segurança hídrica ampliou efeitos da crise em SP

Para representante da Agência Nacional de Águas, a falta de investimentos na construção de duas barragens em Campinas contribuiu para o agravamento da crise de abastecimento no estado

O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, afirmou nesta quarta-feira (4) que a falta de obras de segurança hídrica foi uma das principais causas da crise de abastecimento de água em São Paulo.

Ele compareceu à audiência pública realizada na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado para discutir o abastecimento na capital paulista e no Nordeste.

Segundo Guillo, a seca deste ano foi fora do comum e contribuiu para o problema. Entretanto, a ausência de investimentos no passado foi determinante para o agravamento da situação de escassez.

Ele citou como exemplo a não construção de duas barragens previstas para Campinas, que ampliariam as reservas do estado.

O representante da Ana disse ainda que, caso não chova em São Paulo, há risco de a água não ser suficiente para o abastecimento da população, apesar do uso do volume morto do Sistema Cantareira.

No encontro, o presidente da agência e o secretário-executivo do Ministério da Integração, Irani Braga Ramos, alertaram que, caso falta de chuvas persista, a situação de abastecimento de água no semiárido brasileiro e na região metropolitana de São Paulo pode piorar entre 2014 e 2015.

 

Por Edson Luiz , da Agência PT de Notícias

 

PT Cast