Faz o “L”: renda dos trabalhadores avança 5,8% no segundo trimestre, diz Ipea

Segundo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), resultado positivo em relação aos três primeiros meses do ano inclui setores público e privado

freepik

O aumento da renda é mais um dado a ser considerado pelos analistas de mercado na revisão do PIB

A renda dos trabalhadores cresceu no segundo trimestre. É o que aponta estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira (6). Na comparação com os três primeiros meses deste ano, o rendimento médio habitual do trabalho avançou 5,8% de abril a junho. Esse é mais um dado a ser considerado pelos analistas de mercado na revisão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024.

Intitulado “Retrato dos Rendimentos do Trabalho”, o estudo do Ipea teve como base os resultados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Leia mais: Brasil fecha semana com PIB forte e mais conquistas na economia

Em relação ao acumulado de janeiro a março, a renda de trabalhadores do setor privado com carteira assinada subiu 4,4% no segundo trimestre deste ano. A expansão foi ainda maior entre os trabalhadores por conta própria (+7%), os empregados sem carteira (+7,9%) e os funcionários públicos (+7,4%).

Faz o “L”

Por meio da rede social Bluesky, o presidente Lula celebrou o aumento da renda dos trabalhadores, um dos compromissos de seu governo. O petista tem reiterado nos discursos que a economia vai crescer acima do esperado em 2024. No segundo trimestre, o desempenho do PIB surpreendeu os especialistas ao atingir 1,4%.

Leia mais: Mais uma “alta surpreendente” do PIB: pessimismo do mercado é outra vez contrariado

“Retiramos 24 milhões de pessoas do pesadelo da fome. Comemoramos também a criação recorde de 3 milhões de empregos com carteira assinada e a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos. É o começo de uma caminhada para um Brasil melhor para todos. Viva a Independência do Brasil. Viva a democracia”, publicou Lula, às vésperas do 7 de setembro.

Retiramos 24 milhões de pessoas do pesadelo da fome. Comemoramos também a criação recorde de 3 milhões de empregos com carteira assinada e a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos. É o começo de uma caminhada para um Brasil melhor para todos. Viva a independência do Brasil. Viva a democracia.

— Lula (@lula.com.br) Sep 6, 2024 at 20:04

Também no Bluesky, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) lembrou do bordão de campanha do presidente Lula. “Renda média dos trabalhadores tem crescimento interanual de 5,8%. Segundo o Ipea, a comparação foi com o trimestre anterior. Faz o ‘L’!”, entoou o parlamentar.

Renda média dos trabalhadores tem CRESCIMENTO interanual de 5,8%📈

Segundo o Ipea, a comparação foi com o trimestre anterior.

FAZ O L! 🚩🌟

[image or embed]

— Lindbergh Farias (@lindberghfarias.bsky.social) Sep 6, 2024 at 15:01

Leia mais: Em julho, Indústria cresce 6,1% frente ao mesmo mês de 2023

Da Redação, com Ipea

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast