Diadema: Filippi vai criar políticas públicas para trabalhadores de aplicativo

Proposta inclui a criação de pontos de apoio equipados com banheiros, áreas de descanso e tomadas para trabalhadores recarregarem celulares; avenidas de maior fluxo também receberão faixa exclusiva para motocicletas

Filippi: "Nossa prioridade na mobilidade urbana é preservar vidas"

José de Filippi Junior, candidato à reeleição em Diadema (SP), propõe desenvolver políticas públicas direcionadas a motoboys e trabalhadores de aplicativos. O projeto inclui pontos de apoio com banheiros, áreas de descanso e tomadas para recarregar celulares, além de faixas exclusivas para motocicletas nas principais avenidas da cidade.

“O número de pessoas que trabalham em aplicativos de entrega e transporte cresce constantemente, e esses profissionais precisam de suporte”, afirmou Filippi. “Oferecer um local para pausas é garantir dignidade e respeito”, complementou.

O prefeito pretende implementar faixas azuis exclusivas para motocicletas, seguindo o exemplo bem-sucedido de São Paulo. Na capital paulista, onde existem quase 100 quilômetros dessas faixas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) verificou que seu uso pode ser até 20 vezes mais seguro para motociclistas. Santo André também adotou essa medida com resultados positivos.

“Nossa prioridade na mobilidade urbana é preservar vidas. As faixas azuis demonstraram ser uma proteção eficaz para motociclistas, e é essencial replicar iniciativas que contribuam para a segurança de todos,” explicou Filippi.

O prefeito também planeja implementar projetos de qualificação para motociclistas que trabalham com entregas, visando aprimorar a segurança e as habilidades técnicas necessárias à profissão.

Durante sua gestão, a prefeitura de Diadema promoveu ações para aumentar a segurança e capacitação de trabalhadores autônomos. A Casa da Economia Solidária mantém setores dedicados ao diálogo com motoboys, e a administração fortaleceu parcerias com instituições de fomento para empréstimos a pequenos negócios de MEIs. Em abril deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) certificou cerca de 250 empreendedores que concluíram o curso de Introdução à Economia Solidária.

“Precisamos tratar as pessoas com igualdade e equidade, dando atenção especial a quem mais precisa. Isso deve ser aplicado em todas as áreas: Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico,” afirmou Filippi.

Leia maisBoulos, no debate da Band: “Teve um apagão de prefeito em São Paulo”

Apoio Político

Gesiel Duarte (Republicanos), que obteve 3.203 votos válidos no primeiro turno, anunciou apoio à reeleição de Filippi. “Já fiz minha escolha e peço seu voto para Filippi. Sei como ele encontrou a Prefeitura em 2021, desorganizada, e como conseguiu reorganizar as finanças para dar um novo rumo à cidade,” declarou Gesiel.

No primeiro turno, Gesiel criticou a campanha de Taka Yamauchi (MDB), atual oponente de Filippi, especialmente quanto ao episódio em que Taka alegou ter sofrido um atentado com disparos de armas que pareciam fuzis. Posteriormente, descobriu-se que os disparos eram de bolinhas de gel lançadas por duas crianças, uma delas autista.

Filippi agradeceu o apoio: “É importante ter o apoio de pessoas de bem da nossa cidade. Gesiel fez uma campanha limpa, honesta, com boas propostas. Fico feliz em saber que ele escolheu nosso projeto para Diadema. É mais um reforço para o time que ama a cidade e trabalhará muito por ela.”