Focus Brasil #155 denuncia campanha da mídia para livrar Bolsonaro da prisão

Capa da revista destaca reportagem mentirosa Folha de S. Paulo contra a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do STF; edição traz também entrevista com a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann

Marcelo Camargo/Agência Brasil - Site do PT

Focus Brasil #155 denuncia a cobertura tendenciosa da mídia para blindar criminosos

A revista Focus Brasil #155, editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), traz na reportagem de capa a denúncia de parlamentares do PT contra a campanha que está em curso para questionar a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e evitar a condenação e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos seus cúmplices. Eles são investigados pela Polícia Federal por envolvimento em tentativa de golpe de Estado, disseminação de fake news através do “gabinete do ódio”, fraudes em cartões de vacinação e outros crimes.

A matéria destaca que, segundo os petistas, a tática fica ainda mais evidente diante do ‘pseudo-escândalo’ divulgado pela Folha de São Paulo – baseado em mensagens que o jornal afirma ter obtido “com fontes que tiveram acesso a dados de um telefone” – e que tratam como “fora do rito” os pedidos de produção de relatórios pelo TSE a fim de embasar decisões tomadas por Alexandre de Moraes, responsável pelos inquéritos.

O texto cita a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), que chamou a atenção, em uma publicação no seu perfil no X (antigo Twitter), para o fato de que a matéria da Folha levanta suspeitas acerca da conduta de um ministro que “atuou para coibir crimes eleitorais e garantir a lisura do pleito de 2022” e que “atuou contra quadrilhas bolsonaristas que tentaram fraudar as eleições”. Segundo Gleisi, as acusações contra Moraes servem apenas para tentar livrar bolsonaristas da punição pelos crimes cometidos.

“Fora do rito, de qualquer rito, estavam Bolsonaro e seus cúmplices, mentindo sobre o processo eleitoral, ameaçando as instituições e urdindo um golpe contra a posse de Lula, o eleito. É a esses golpistas que serve a campanha desencadeada pela Folha de S. Paulo contra o ministro Alexandre de Moraes e o STF, quando se aproxima o momento em que Bolsonaro terá de enfrentar a Justiça pelos crimes que cometeu”, escreveu a parlamentar.

Leia maisFPA promove seminário para fortalecer relações entre Brasil e China

A reportagem cita também o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado federal Odair Cunha (MG), elogiou a conduta do ministro do STF na defesa da democracia e no combate às fake news. O petista também repudiou as insinuações de que a atuação do magistrado tenha sido ilegal.

“O ministro Alexandre de Moraes, do STF, tem agido com rigor em defesa da democracia e no combate às fake news. Tem atuado com absoluta integridade na Suprema Corte. É questionável, portanto, a disseminação de matérias jornalísticas sensacionalistas contra o ministro, como se tivesse agido de forma ilegal, quando apenas atuava no exercício do poder de polícia que lhe cabia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Suas decisões têm sido embasadas na lei. Merecem, portanto, o repúdio de toda a sociedade às acusações que tentam macular seu trabalho em defesa da democracia e suas instituições durante as eleições de 2022”, pontuou Cunha.

Ainda a respeito da campanha para livrar Bolsonaro da cadeia, a revista publica também um artigo de Alberto Cantalice, diretor da FPA.

“A vexaminosa e inconsequente barrigada cometida pelo Jornal Folha de São Paulo e tendo como um de seus autores o jornalista norte-americano, Glenn Greenwald, sobre a atuação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, é mais uma daquelas páginas que envergonham o exercício do jornalismo. Com um agravante: demonstram que os ‘interesses’ da chamada mídia empresarial nem sempre estão ‘a serviço do Brasil’, epíteto que o referido periódico ostenta como subtítulo de sua página principal”, escreve Cantalice em um dos trechos.

Entrevista com Gleisi Hoffmann

Outro destaque da Focus Brasil #155 é uma entrevista com a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), na qual ela fala, entre outros temas, sobre os principais momentos dos 44 anos de história do partido. Em um dos trechos, a parlamentar dedica uma atenção especial à militância petista, cuja força garantiu a superação das fases mais difíceis, culminando na volta de Lula à presidência, e, agora, alavanca o partido rumo à vitória nas eleições municipais.

“Nós chegamos até aqui, apesar de todos os problemas que enfrentamos. E a militância do PT foi fundamental para ajudar o povo brasileiro a vencer o autoritarismo, a vencer a extrema direita, foi para a rua, militou e agora, de novo, nós estamos nas eleições”, diz Gleisi à revista editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA).

“Nós temos que ter orgulho de ser petistas, de ter o 13 no coração, de fazer essa luta, porque é a luta da igualdade, é a luta da vida do povo brasileiro, é a causa que nos fundou, é o que nos mantém vivos até agora”, acrescenta.

A revista traz ainda artigos sobre outros temas importantes, como a urgência de se derrotar Benjamin Netanyahu para a criação de um Estado Palestino e o aumento do uso da Inteligência Artificial no ensino superior brasieiro.

Cique aqui para acessar a Focus Brasil #155