Frente ampla vai convocar democratas do mundo contra o fascismo

“Sai daqui uma frente ampla em defesa da democracia no mundo, em defesa da liberdade e contra o fascismo”, comemorou o deputado Rogério Correia (PT-MG) após a reunião nos EUA

Divulgação

“Tivemos uma reunião histórica aqui no parlamento americano", disse o deputado Rogério Correia

O lançamento de um manifesto aberto a democratas de todo o mundo, contra o avanço do fascismo e pelo fortalecimento da democracia, foi a decisão tomada ao final da reunião ocorrida nesta quinta-feira em Washington (EUA) entre parlamentares brasileiros e o deputado James Raskin, membro da CPI do Capitólio que apurou os ataques do dia 6 de janeiro de 2021.

“Tivemos uma reunião histórica aqui no parlamento americano. O resultado é fantástico, vai ser uma carta com projeção internacional no sentido de defender a democracia e criar uma frente de combate às posições da ultra direita em seu processo autoritário pelo mundo afora’, avaliou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

“Sai daqui uma frente ampla em defesa da democracia no mundo, em defesa da liberdade e contra o fascismo. Eles não passarão, a liberdade vai triunfar”, declarou o deputado Rogério Correia após a reunião, celebrando a união e a mobilização internacional.

O senador Humberto Costa (PT-PE), junto com Rogério, com a senadora Elizianne Gama (PSD-MA), relatora da CPMI do 8 de Janeiro; a deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ) e o deputado Pastor Henrique (PSol-RJ), que integram a Frente Parlamentar Brasileira pela Defesa da Democracia, fizeram um vídeo de encerramento da missão oficial.

Eles viajaram aos Estados Unidos a convite da CPI do Capitólio, onde cumpriram vasta agenda de reuniões desde terça-feira (30). Todos tiveram atuação decisiva para o êxito dos trabalhos da CPMI do Golpe, que provou toda da trama antidemocrática, a exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.

“Conseguimos desmontar um verdadeiro circo que estava sendo preparado pela extrema direita brasileira para vender, aqui nos Estados Unidos, a ideia de que no Brasil temos uma ditadura capitaneada pelo Supremo Tribunal Federal e pelo poder executivo. Mostramos aos parlamentares democratas americanos que isso tudo é uma verdadeira fake news. Eles estão prontos para desmoralizar mais essa tentativa que a direita brasileira faz de desrespeitar o nosso país”, afirmou o senador Humberto Costa no vídeo.

Os deputados reafirmaram o compromisso com a grande frente internacional em defesa da democracia, dos direitos humanos, contra os crimes cometidos pela extrema direita, o autoritarismo e a política feita com ódio baseada na violência e na intolerância.

“Missão cumprida! Os próximos passos são novos encontros na América e também na Europa”, destacou a relatora da CPMI, senadora Elizianne.

“Está nascendo a frente em defesa da democracia e antifascista. Está nascendo a luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo, em todo o planeta. Viva a democracia!”, disse Rogério Correia no final do vídeo.

Relatório da CPMI na Biblioteca do Congresso

James Raskin, um dos principais interlocutores na defesa da democracia nos Estados Unidos, recebeu uma cópia do relatório final da CPMI de 8 de Janeiro. Na reunião na tarde de quinta-feira (2), ele e os parlamentares brasileiros conversaram sobre as experiências das comissões parlamentares que investigaram os ataques contra o Capitólio em janeiro de 2021 e contra a Praça dos Três Poderes em janeiro de 2023.

O convite para a visita da comitiva de deputados e senadores brasileiros aos Estados Unidos foi feito logo após o final dos trabalhos da CPMI, em setembro de 2023. “Eles solicitaram que viéssemos aqui exatamente pelo avanço que significou a nossa CPMI”, assinalou Rogério Correia.

Uma comitiva de parlamentares norte-americanos virá ao Brasil para aprofundar o conhecimento do processo de tentativa de golpe e estreitar relações na perspectiva do manifesto pela democracia.

O senador Humberto Costa postou em seu perfil na rede X fotos do encontro com Raskin e da recepção na embaixada do Brasil nos Estados Unidos, último compromisso dos parlamentares brasileiros.

O senador Humberto Costa fez vídeo em frente ao parlamento em que diz: “O Capitólio continua de pé, assim como a democracia deve continuar de pé no Brasil e no mundo inteiro”.

Agendas anteriores

Entre outras agendas cumpridas pela Frente Parlamentar pela Democracia, destaque para o encontro com o senador do Partido Democrata, Bernie Sanders, ex-candidato à presidência dos Estados Unidos e para as reuniões na Comissão de Segurança Multidimensional da Organização dos Estados Americanos (OEA) e na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.