Gleisi reforça nome de Dandara à prefeitura de Uberlândia, prioridade nacional do PT

Lançamento da pré-candidatura da deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) ocorreu na noite desta sexta-feira (17)

Divulgação

“Quando você tem uma causa e acredita que é possível, não tem quem segure", afirmou a presidenta Gleisi

“Você é uma das prioridades nacionais do partido. Estamos com você aqui para o que der e vier. Queremos te ver no segundo turno e depois eleita prefeita de Uberlândia”. Assim a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann finalizou seu discurso no evento de lançamento da pré-candidatura da deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) na noite desta sexta-feira (17), em Uberlândia. De lá, Gleisi seguiu para lançamentos de pré-candidaturas em Governador Valadares e Ipatinga neste sábado (18) e Araçuaí domingo (19).

Ao falar da força da união da Federação Brasil da Esperança (PT, PcdoB e PV) com a Federação Rede e PSol em Uberlândia, Gleisi expressou sua alegria em ver uma mulher jovem, negra e ex-cotista, já em segundo lugar nas pesquisas.

“Quando você tem uma causa e acredita que é possível, não tem quem segure. Dandara, você passou tanta coisa na vida e soube enfrentar tantos percalços. Te admiro pelo que é, pelo que já fez, pelo que representa e principalmente pelo que você acredita. O que passa no seu coração e a sua causa fazem toda a diferença”, destacou Gleisi, ao falar que os benefícios que a deputada já levou para Uberlândia só foram possíveis com a eleição do presidente Lula.

A presidenta do PT exaltou a importância das candidaturas progressistas para impedir o retorno da extrema direita e reafirmou a necessidade de reconstrução do campo democrático popular também no Triângulo Mineiro.

“Temos que chegar em 2026 com esse campo consolidado, não podemos deixar a extrema direita voltar. Não temos o direito de perder essa eleição, temos o dever histórico de derrotá-los”, sentenciou a presidenta, ao parabenizar a chapa de pré-candidatos à Câmara.

LEIA MAIS:

PT homologa mais 31 candidaturas e alianças em cidades com mais de 100 mil eleitores

“É fundamental a gente aumentar nossa bancada nas câmaras municipais. Vamos enfrentar essa batalha nas eleições 2024 que são preparação para o nosso processo de 2026. Nós temos um projeto de país”, salientou, ao observar que é preciso estimular as candidaturas não só do PT mas de todos os partidos progressistas.

Junto com Lula para uma Uberlândia para todos

A pré-candidata Dandara subiu ao palco do evento com um grupo de crianças e adolescentes e agradeceu a soma de esforços para um projeto construído a muitas mãos, sonhos e lutas. “É um momento histórico para nossa cidade. Até pouco tempo muita gente achava que era difícil acontecer, que era muito difícil ter uma mulher negra da periferia, filha de uma empregada doméstica, como pré-candidata a prefeita de Uberlândia. Mas esse tempo mudou porque as nossas lutas estão cada vez mais se tornando realidade”, exaltou Dandara, ao assinalar que a cidade precisa oferecer boa qualidade de vida e oportunidade de emprego e renda para todos.

Sua trajetória de vida marcada pela luta por igualdade de direitos, principalmente no campo da educação, encontra coerência nos objetivos pelo bem comum e justiça social. “Uma cidade de bem viver, que tem cuidado com as pessoas. Queremos uma cidade capaz de apontar para o presente para o futuro. A luta exige de nós muita coragem e muita determinação. E foi nesse momento que coloquei meu nome e minha vida à disposição de marchar ao lado do presidente Lula”, disse Dandara, que foi votada em 741 cidades com mais de 80 mil votos, sendo 35 mil em Uberlândia.

LEIA MAIS:

PT homologa candidaturas e alianças em 64 municípios com mais de 100 mil eleitores

“Eles achavam que uma cotista pararia por aí, mas mal sabiam eles que as cotas eram só o começo, entrar na universidade era só o começo da nossa luta. Eu tenho muito orgulho de ter sido cotista na graduação, no mestrado, e a relatora da continuidade da Lei de Cotas”, exaltou a deputada, ao citar os 216 novos ônibus elétricos para Uberlândia e mais 600 casas do programa Minha Casa Minha Vida Entidades, por meio de mobilização liderada pelo MTST.

“Se conseguimos tudo isso em tão pouco tempo imagina, que poderemos fazer. Nada vai ser capaz de nos parar. Somos lideranças de movimentos sociais, lideranças sindicais, somos gente que lidera processos muito importantes, são empresários, empreendedores, professores, servidores públicos da educação, da saúde. A nossa força é a coletividade que somos”, disse.

Ela agradeceu aos partidos que estão juntos na base de sua pré-candidatura e anunciou que há mais de 20 grupos temáticos reunidos no debate e levantamento de propostas para Uberlândia. “Vamos fechar o melhor programa de governo que essa cidade já viu e que vai apresentar a solução para os problemas, com propostas concretas. Um sonho que você sonha junto é sinal que vai virar realidade”, ressaltou ao final do discurso em que chamou ao palco todos os pré-candidatos à Câmara Municipal.

Lideranças reforçam apoio à Dandara

Na mesma linha da presidenta Gleisi, Odair Cunha, deputado federal (PT-MG) e líder da bancada do PT na Câmara Federal, reforçou a garantia de apoio à Dandara. “Em nome da bancada do PT, testemunho a garra, determinação, seriedade, dinamismo e perspicácia da companheira Dandara, companheira muito respeitada no Congresso Nacional pela sua capacidade de articulação. Vamos garantir todo o apoio necessário para você construir um programa de governo que Uberlândia merece, com todo o seu potencial”, exaltou.

A candidatura de Dandara, segundo o presidente do PT mineiro, deputado estadual Cristiano Silveira, é o começo de um grande movimento de transformação e mudança que Uberlândia já pede há um bom tempo. Ele informou que é uma cidade rica, tem o 30º maior PIB do Brasil mas tem muita desigualdade social, com 28 mil famílias no Bolsa Família e mais de 40 mil pessoas em condições de miséria. “É a companheira Dandara vai conseguir chegar até elas. Dandara é a candidata do presidente Lula”, ressaltou.

Confira a galeria de fotos do evento:

Para o presidente do PT de Uberlândia, Sidney Ruocco, o partido está tendo a honra de oferecer Dandara para Uberlândia, “que com certeza vai ter sua primeira prefeita negra, mulher de periferia”. Mais do que uma aliança eleitoral, a união das federações vai se constituir numa plataforma de transformação política muito importante em todo o Brasil, de acordo com Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB mineiro.

Moacir Freitas, presidente do PcdoB e da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) de Uberlândia, ressaltou a união de forças em torno de Dandara. “Não vejo a hora da campanha começar para ir para rua conversar com o povo e pedir a confiança nessa candidata maravilhosa que é a companheira Dandara, que lidera a gente com sua força política e com seu exemplo de luta e de vida”.

Também estiveram presentes ao evento de lançamento Camila Moreno, da Direção Executiva Nacional do PT; a presidenta estadual do PV, Thaís, Console; o vice-presidente do PV, Gabriel Miranda; a presidente da Rede, Sandra Moreira e Leonardo Santos, vice-presidente do Psol, todos de Uberlândia.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast