Governo e líderes trabalharão para interditar golpe, garante Guimarães

Guimarães contou que, na reunião com os líderes, eles afirmaram que o ambiente político em seus estados é muito favorável para a desconstrução do impeachment

Foto: Lula Marques/Agência PT

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou, em entrevista coletiva após a reunião de coordenação política, nesta segunda-feira (7), que o governo e os líderes da base aliada trabalharão nos próximos dias para “interditar o golpe”. Guimarães disse estar muito confiante de que irão conseguir desconstruir a tese do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

“Estou confiante de que, de forma republicana, vamos dar conta dessa tarefa que é interditar o pedido de impedimento. Junto com os líderes da base e o ministro Berzoini vamos trabalhar para dar à comissão aquilo que é necessidade do país neste momento, interditar o golpe”, afirmou.

Guimarães contou que, na reunião com os líderes, eles afirmaram que o ambiente político em seus estados é muito favorável para a desconstrução do impeachment.

“A avaliação, quase que unânime, é de que o ambiente político no país é muito favorável à desconstrução da tese do impedimento por razões políticas e razões jurídicas. Vamos desconstruir, política e juridicamente, essa tese do impedimento porque ela é inconsistente”, disse.

De acordo com o deputado, a lista sobre os integrantes da base aliada que farão parte da comissão que discutirá o impeachment será entregue nesta segunda-feira (8), às 18h. Guimarães explicou que esses nomes são decididos pelos líderes da base, com muito diálogo entre eles e o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.

“Essa história é uma invenção. Quem decide os nomes são os líderes da base. Essa é uma tarefa que envolve a todos envolve a todos e esta em jogo uma questão democrática do país. Independente se é governista ou não queremos nomes que reúnem todos os predicados para defender a legalidade, a democracia, o mandato e a soberania popular. Foi essa a discursão que tivemos”, ressaltou.

José Guimarães afirmou que, além de ter condições de parar o pedido de impeachment, eles precisam colocar o país para funcionar e comentou sobre o adiamento do recesso parlamentar.

“É importante que o país funcione e não podemos ficar nessa briga. Precisamos votar o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e projeto antiterrorismo”.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias