Governo estimula aviação regional
Além de aumentar o ingresso da população brasileira ao sistema de transporte aéreo, plano facilitar o acesso a regiões com potencial turístico
Publicado em
Com o objetivo de aumentar o acesso da população brasileira ao sistema de transporte aéreo brasileiro, o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar) foi instituído por Medida Provisória 652 publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (28).
O programa deve elevar o número de frequências das rotas regionais operadas regularmente e aumentar o número de cidades e rotas atendidas por transporte aéreo regular de passageiros. A ideia é facilitar o acesso a regiões com potencial turístico.
Segundo oTribunal de Contas da União (TCU), o desenvolvimento da aviação regional representa um importante fator para diminuição das desigualdades no Brasil, já que contribui com a inclusão econômica e social da população atendida e ajuda na integração de localidades remotas por meio aéreo.
A pesquisa apontou que um dos principais entraves da aviação regional é a dificuldade de diluir os custos entre o limitado número de passageiros, especialmente em locais com menor renda. Nessas cidades, a divisão dos gastos deixa os preços das passagens muito mais caro.
A MP autoriza a União a conceder subvenção econômica nos serviços oferecidos pelos aeroportos regionais e pagar parte dos custos de voos em rotas regionais, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil