Governo Lula reforça vacinação infantil com campanha de imunização

O Brasil possui um dos maiores programas de vacinação gratuita no mundo e é um dos países que oferece o maior número de imunobiológicos

Divulgação/MS

Em audiência na Câmara, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu que as vacinas salvam vidas e criticou o negacionismo do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores

Cuidar da saúde do povo brasileiro sempre foi premissa nos governos do Partidos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT). Com Lula, a importância da vacinação tem ênfase e o Ministério da Saúde (MS) lança campanha de imunização infantil nesta segunda-feira (27) para que as famílias brasileiras coloquem em dia o calendário de vacinação dos seus filhos e filhas.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI) oferece há 50 anos acesso gratuito a vacinas. Há 32 anos, as crianças estão livres da poliomielite no país, graças à vacinação oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vocês sabem que não querer tomar vacina é um direito de qualquer um, mas tomar vacina é um gesto de responsabilidade”, afirmou o presidente Lula, no início de seu governo. “Eu não posso compreender uma mãe que se recusa a levar o filho a tomar vacina contra uma possível paralisia infantil. Ou seja, na hora de não dar a vacina pode parecer bonito, mas na hora que a criança pega paralisia aí a gente vai sofrer pelo resto da vida, uma coisa que a gente poderia ter evitado”, lamentou.

“E doenças que pareciam simples, como o sarampo, a gente também precisa tomar a vacina. Caxumba, a gente também tem que tomar vacina. E sobretudo, contra a Covid”, disse o presidente.

O governo ressalta que a vacinação é uma das estratégias mais eficazes para preservar a saúde da população e salvar milhões de vidas todos os anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 3 milhões de vidas são salvas por ano no mundo por causa da imunização.

Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação de agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.

Prevenção de doenças

A coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT, Eliane Cruz, aponta o papel do governo federal e da sociedade brasileira na garantia de prevenir doenças com a promoção e divulgação das campanhas, e destaca a relevância de combater as notícias falsas sobre a eficácia da vacinação.

“É tarefa do governo e da sociedade garantir a prevenção de doenças aderindo às campanhas de vacinação, superar as dúvidas e combater as fake news”, defende Cruz. “É preciso convocar os setores públicos e privados a gerarem condições para que que a classe trabalhadora possa ser vacinada durante o horário de trabalho, em unidade próximas de seu locais de trabalho, e que tenham dias liberados para levar suas filhas e filhos para serem vacinados nas unidades de saúde do SUS, abertas a comunidade em horários diversificados”.

Desinformação

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também alerta sobre a precaução com as fake news. Durante a pandemia, a desinformação ganhou força com o governo de Bolsonaro, prejudicando toda a população. Ela explica sobre a importância de “medidas concretas que permitam vencer a desinformação para retomar as altas coberturas vacinais do país”.

“Sabemos que a desinformação está em todas as áreas, mas quando se trata de saúde, quando se trata de vacina, isso nos afeta de uma maneira drástica e coloca em risco a vida da nossa população”, detalhou a ministra. Portanto, essa eu diria que é uma ação mais do que de alta prioridade, ela é essencial para que possamos efetivamente existir como sociedade”.

“E a nossa estratégia interministerial, ela prevê ações para identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder aos efeitos negativos das redes de disseminação de notícias falsas. Trata-se de articular um serviço para a população por meio de canais com informações confiáveis. Esse é o nosso papel”, concluiu.

Leia mais: Governo Lula já imunizou 7 milhões com vacina bivalente contra Covid

Movimento Nacional pela Vacinação

Em fevereiro, o governo Lula lançou o Movimento Nacional pela Vacinação. O objetivo do movimento é retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e da cultura de vacinação do país.

A iniciativa é considerada um grande movimento, com diversos atores da sociedade. A ação inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023, incluindo a multivacinação de crianças e adolescentes.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

O descaso do governo anterior com a vacinação impactou de forma negativa a proteção ao povo brasileiro e fez com que a população deixasse de se imunizar, o que resultou no retorno de doenças já erradicadas no Brasil.

Confira todas as campanhas de vacinação no Brasil aqui.

Leia mais: Baixa vacinação é grave e triste herança do negacionismo de Bolsonaro

Da Redação, com informações do MS

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast