Influência dos Brics causa ciúmes no resto do mundo, diz senadora russa

Senadora russa afirma que a relação entre os dois países é sustentada pela interação e confiança

Senadora russa Valentina Matvienko

A senadora Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação da Rússia, veio à Brasília (DF) nessa semana visitar o Congresso Nacional brasileiros. Na ocasião, ela a importância das relações entre o parlamento brasileiro e russo para o progresso do bloco dos Brics.

Segundo Matvienko, a interação será fundamental para os debates que são esperados na cúpula do G20, nos dias 15 e 16 de novembro, na Turquia. A senadora disse esperar que a oportunidade sirva para fomentar maior interação, compreensão e confiança mútua entre os líderes que compõem o Brics.

“As discussões ocorrem sempre com uma atitude positiva. Não temos nenhuma contradição fundamental, conceitual. Todos os países apresentam um verdadeiro interesse em aprofundar a cooperação no âmbito do BRICS. Talvez para alguns isto cause alguma espécie de ciúme, pois os BRICS vêm ganhando influência no mundo”, avaliou, em entrevista ao site Portal “SputnikNews“.

Os dois países estão completando uma década de relação de cooperação parlamentar em que estabelecem um contato muito ativo em nível de chefes dos Parlamentos do Conselho da Federação e do Senado do Brasil. Segundo Matvienko, as relações entre Brasil e Rússia se desenvolvem de forma muito participativa e dinâmica, baseadas na longa história da nossa cooperação, sustentada na interação e confiança.

“Temos um intercâmbio ativo entre delegações e uma série de diferentes formatos, e entendemos que, com o crescimento da dinâmica de crescimento econômico e cooperação humanitária, cresce o papel dos parlamentares no apoio legislativo à cooperação bilateral”, disse a senadora.

Valentina Matvienko explicou que Brasil e Rússia entendem que somente com esforços conjuntos é possível desenvolver abordagens corretas e decisões que atendam às demandas dos novos tempos.

“Os parlamentares representam a escolha de diferentes forças políticas e grupos sociais, e por isso o diálogo parlamentar acontece de forma mais informal, mais aberta, considerando os interesses de diferentes partidos políticos, grupos socioeconômicos, e esse diálogo é sempre amigável” afirmou.

A senadora disse ainda que os países planejam assinar um acordo, no âmbito da cooperação bilateral, para criar uma base jurídica para a interação parlamentar e a construção desse trabalho de forma sistêmica. Matvienko tem certeza de que essa visita, além de permitir discutir o espectro da cooperação bilateral, a esfera econômica, energética, preservação da natureza, a esfera humanitária, irá estabelecer uma perspectiva de longo prazo.

“Esse acordo nos permite coordenar os nossos esforços nos mercados internacionais e perseguir essas decisões e resoluções que atendam aos interesses de nossos países, além, claro, do acordo interparlamentar dentro do BRICS ter soado como algo completamente novo”, explicou.

Ela foi questionada sobre um possível apoio do país russo caso o Brasil se torne um membro permanente do Conselho de Segurança da Organizações das Nações Unidas (ONU). Ela disse que o Brasil é um país muito influente em todo o mundo e se for tomada a decisão de expandir a ONU, no quadro da reforma da organização, a Rússia vai apoiar o Brasil.

“Nós vemos no mundo de hoje como é deformado o direito internacional, é ignorado, como as decisões são tomadas sem ter em conta as opiniões das Nações Unidas e do Conselho de Segurança. Portanto, o fortalecimento desses novos atores com grandes economias como o Brasil certamente reforça os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas”, concluiu.

Da Redação da Agência PT de Notícias