Instituto Lula elenca as cinco principais mentiras de ‘O Globo’ contra o ex-presidente
Ranking reúne textos publicados somente em 2015; entre eles, está a acusação de que o ex-presidente é responsável pela crise na Grécia
Publicado em
Na intenção de expor as ações golpistas e raivosas de parte da mídia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Instituto Lula elencou as “cinco piores mentiras” publicadas pelo jornal “O Globo” contra o petista, em 2015.
“Entre os truques o jornal estão inventar declarações, ignorar explicações e tratar, anos depois, como secretos e escandalosos eventos públicos de que o jornal tinha ciência”, avalia o Instituto.
Fora do ranking, a coluna de Merval Pereira recebeu o título de hours concours.
Em quinto lugar, está a análise do colunista Carlos Sardenberg, que atribuiu a Lula e à presidenta Dilma Rousseff a responsabilidade pela crise econômica na Grécia.
De acordo com o colunista, que também atua no jornal “Estado de S. Paulo”, “G1”, “TV Globo”, “CBN” e “Globonews”, o atual primeiro-ministro grego, Aléxis Tsipras, foi influenciado pelos líderes brasileiros em reuniões que tiveram quando Tsipras era candidato.
Para o quarto lugar, foi escolhida matéria publicada em 12 de junho, em que “O Globo” afirmou, em manchete de primeira página, que o Itamaraty tentou burlar a lei para proteger o ex-presidente com um pedido de reavaliação de documentos diplomáticos durante o governo Lula.
“O Itamaraty entregou os documentos à Época. Época e Globo viram os documentos, que mostravam a atuação positiva de Lula em defesa das empresas brasileiras e não publicaram nada”, aponta.
Para o instituto, como o conteúdo provava que o trabalho do ex-presidente era positivo para o país, os veículos de comunicação optaram por “esconder isso dos leitores”.
Em terceiro lugar, está um “mico internacional”. O jornal publicou que Lula teria confessado ao ex-presidente uruguaio Pepe Mujica sobre o mensalão. O diálogo constaria em um livro sobre Mujica.
A informação foi desmentida horas depois, pelo autor do livro e pelo próprio Mujica. “De agora em diante irei observar uma quarentena de cinco dias antes de tuitar qualquer história do Globo sobre Lula”, ironizou o jornalista norte-americano Alex Cuadros, no Twitter.
Em segundo no ranking, está a informação de que Lula teria viajado secretamente para Cuba, República Dominicana e Estados Unidos. No entanto, a viagem foi divulgada por release, enviado inclusive para O Globo.
O primeiro lugar foi destinado à divulgação de que o ex-presidente teria atuado como lobista para a Odebrecht em Portugal, em uma reunião secreta, publicada em 19 de julho. A informação foi desmentida pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, no dia seguinte à publicação.
Acesse o levantamento do Instituto Lula na íntegra.
Da Redação da Agência PT de Notícias