Investimentos e exportações irão impulsionar retomada do crescimento, afirma Dilma

Em entrevista ao ‘Valor Econômico, a presidenta confirmou compromisso com a meta fiscal, mas descartou que os programas sociais possam sofrer cortes mais profundo

(Valter Campanato/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff reafirmou, em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, publicada nesta quinta-feira (10), o compromisso com a meta fiscal para que o País possa retomar o crescimento, que será impulsionada, segundo ela, pela queda da inflação, recuperação das exportações e a volta dos investimentos que, consequentemente, impulsionarão o crédito e o consumo.

“Temos que aumentar o investimento e manter o consumo. Uma das nossas maiores forças é o mercado interno. Podemos começar pela exportação, mas o que vai mesmo ancorar o País é a produção para o mercado interno”, ressaltou.

A parte do governo nessa retomada do crescimento, segundo Dilma, está nos investimentos em infraestrutura e energia, razão pela qual estão sendo feitas várias concessões.

Segundo Dilma, o governo brasileiro continua trabalhando para melhorar a execução fiscal e torná-la sustentável. “É fundamental a retomada do crescimento”, afirmou, e garantiu a manutenção dos compromissos que assumimos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ajuste fiscal – “Nós cortamos gastos e diminuímos a desoneração, o subsídio aos juros. Este ano nós contingenciamos R$ 78 bilhões e cortamos R$ 40 bilhões até agora”, destacou Dilma, lembrando que 90,5% do Orçamento não é contingenciável.

“O mínimo condicional para a Saúde, Educação, Bolsa Família e benefício dos servidores. Isso é lei”, enumerou.

Para cumprir a meta de 0,7% de superávit em 2016, Dilma afirmou ser necessário a ampliação da receita. “É nossa responsabilidade dizer onde, quando e como”, garantiu.

Lula e Dilma – Durante a entrevista, a presidenta rechaçou qualquer tentativa de criar um desentendimento entre ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Passaram a vida inteira querendo que eu brigasse com Lula. Depois que virei presidente, é o tempo inteiro. O Lula é uma das pessoas com quem eu mais concordo na vida. Ele tem uma grande sabedoria pessoal, uma grande intuição. A minha coincidência com o Lula é muito grande”, enfatizou.

Para Dilma, “é muito desrespeitoso algumas coisas que fazem com Lula. Ele é um patrimônio deste País”.

Na entrevista, Dilma voltou a afirmar que não cogita renunciar ao cargo. “Eu não saio daqui, não faço essa renúncia. Não devo nada, não fiz nada errado”, enfatizou.

Para ela, o PMDB ajuda a governabilidade e tem boas lideranças. “Dentro do governo tem excelentes quadros”, destacou.

Grau de investimento – Ao comentar o anúncio do corte do grau de investimento brasileiro pela agência Standard & Poors, a presidenta fez questão de destacar que o Brasil vai cumprir as suas obrigações.

“Você vai notar que de 1994 a 2015 só em 7 anos, a partir de 2008, a nota foi acima de BB+. Portanto, essa classificação não significa que o Brasil esteja em uma situação em que não possa cumprir as suas obrigações. Pelo contrário, está pagando todos os seus contratos, como também temos uma clara estratégia econômica. Vamos continuar nesse caminho e vamos retomar o crescimento deste País”, ressaltou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Valor Econômico”