João Paulo lança programa de governo construído por recifenses
Candidato petista a prefeito do Recife fez questão de formular suas propostas ouvindo as demandas a população
Publicado em
Um programa de governo construído por quem vive a cidade foi lançado nesta sexta-feira (16) pelo candidato a prefeito do Recife (PE) João Paulo (PT).
As propostas apresentadas, que vão orientar as ações do futuro governo João Paulo, são fruto de 12 rodas de diálogo temáticas, onde mais de duas mil pessoas puderam sugerir suas ideias e soluções para a capital pernambucana.
Como resultado, o plano de governo conta com mais de 200 propostas, separadas em três eixos temáticos: Cidade Sustentável, Cidade Inclusiva e Cidade Participativa.
“Fizemos um programa de governo dentro do princípio fundamental para nós: a escuta da sociedade em seus mais diversos setores. Como fruto, temos um programa muito rico de propostas e sugestões. Temos um programa que lateja a realidade viva da nossa cidade”, defendeu João Paulo, que já foi prefeito do Recife.
No lançamento, o candidato apresentou 13 pontos que sintetizam o programa de governo, como gestão participativa, mobilidade urbana, cultura, meio ambiente.
“Precisamos pensar o Recife na sua perspectiva metropolitana, integrada com outras cidades e com o governo do estado, nas mais diversas áreas. Nos morros, por exemplo, fizemos um grande trabalho. Mas hoje sentimos a necessidade de criar um sistema integrado com as diversas secretarias e também com governo de Pernambuco”, afirmou o candidato da coligação Recife pela Democracia.
Entre as propostas, João Paulo destacou a retomada do programa do seu governo “Alunos nos Trinques”, que garantia fardamento e material escolar para todos os estudantes da rede pública municipal.
Outro ponto ressaltado pelo petista é a ampliação do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim como a ampliação das equipes do Programa de Saúde da Família.
“A situação da saúde hoje no Recife é agonizante. Nossas três maternidades perderam qualidade e perderam também as premiações da Unicef que conseguimos com muito esforço de maternidades amiga da criança”, criticou o ex-prefeito.
João Paulo, porém, destacou que não quer fazer promessas que não podem ser cumpridas e lembrou que o atual prefeito deixou 40 obras paralisadas e inacabadas na cidade.
Para o candidato a vice-prefeito, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), o programa espelha a preocupação da chapa com os mais pobres, que são as pessoas que mais precisam do poder público.
“O programa tem um olhar mais social sobre a cidade do Recife, valorizando as pessoas”, destacou.
Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias