Jovem petista é eleito presidente de Fórum de Políticas para a Juventude
A cidade de Macapá (AP) sediou, nos dias 22 e 23 de maio, a Reunião do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Políticas para Juventude (PPJs)
Publicado em
O jovem gestor petista do estado do Ceará David Barros foi eleito, na última semana, para presidir o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude, em Macapá. Durante reunião do fórum, que aconteceu em Macapá (AP) entre os dias 22 e 23 de maio, também foi aprovado o regimento interno do grupo, a resolução política intitulada “Carta de Macapá” e a moção de repúdio à redução da maioridade penal.
“Foram dados passos firmes para o fortalecimento institucional do Fórum, para uma cooperação sistemática entre os entes federados e uma intervenção qualificada dos estados para a consolidação da política nacional de juventude. Tudo com muito diálogo e espírito democrático“, afirmou David Barros.
Como vice-presidente do Fórum, foi eleita a superintendente de juventude Jéssica Ohana, do estado do Rio de Janeiro. O secretário extraordinário do Amapá, Rafael Cambraia, foi escolhido como o representante do fórum no Conselho Nacional da Juventude (Conjuve).
No último dia de fórum, gestores de 12 Estados brasileiros discutiram e elaboram o regimento interno do fórum para que pudessem eleger a mesa diretora. Nos últimos anos, era organizado e realizado de informalmente. Com a regulamentação, o Forjuve passa a ter representatividade dentro do conselho nacional.
Durante o encerramento do Fórum, os gestores convidaram o governador do Amapá, Waldez Goés, para ser embaixador das pautas do Forjuve nos espaços de diálogo e interação dos governadores.
O chefe do Executivo agradeceu o convite e falou do compromisso com os jovens. Também pediu para que as políticas públicas para juventude fossem discutidas levando em conta as questões regionais. “Esses debates engrandecem o nosso Estado, pois passam pelo debate e troca de experiências. E estamos à disposição para fortalecer a política nacional para juventude desde que seja articulada com a cara do Brasil”, explicou.
Carta de Macapá – Na ocasião foi elaborada a carta de Macapá, onde constam as reivindicações dos Estados em relação à Conferência Nacional da Juventude, como a dificuldade de acesso à banda larga no Amapá para concluir a etapa digital da conferência e a solicitação para que o governo federal, através da Secretaria Nacional da Juventude, possa viabilizar ajuda financeira aos Estados, para dar suporte a realização das Conferências Estaduais e Municipais da Juventude.
Outra reclamação levantada na carta foi o prazo dado para realização das etapas da conferência. Foi solicitado que as conferências territoriais também possam eleger delegados para a nacional. A carta será formatada e em breve divulgada.
A secretária executiva do Conselho Nacional da Juventude, Tâmara Terso, que na ocasião representou o secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, recebeu todas as demandas do fórum que serão encaminhadas a SNJ.
Da Redação da Agência PT de Notícias