Líderes precisam priorizar os interesses do Brasil, declara Dilma
Durante cerimônia em Brasília, presidenta defende capacidade de articular consensos em benefício do País
Publicado em
A presidenta Dilma Rousseff defendeu, nesta terça-feira (6), que as lideranças brasileiras coloquem os interesses do Brasil “acima de outros interesses”.
No início da tarde desta terça, a presidenta assinou, na sede do governo do Distrito Federal, um decreto para facilitar a participação de micro e pequenas empresas em compras governamentais.
Dilma ainda declarou que “um país do tamanho do Brasil, para ser democrático, tem que exercer e a democracia e a capacidade de se articular”.
Para a presidenta, as micro e pequenas empresas são a maior força produtiva no seio da sociedade. “A pequena empresa tem o condão de transformar vidas”, ressaltou, ao falar sobre a capacidade do setor de colaborar com o enfrentamento da crise.
“Uma grande democracia só se constrói quando ela atinge o mais profundo da sociedade, quando este País, composto por trabalhadores, estudantes, tiver lá dentro da sua alma, no seu mais profundo ser, a presença de uma gama de milhões de pequenos e micro empreendedores”, acrescentou.
A presidenta também elogiou o ex-ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que vai coordenar o conselho “Bem Mais Simples Brasil”. O programa vai criar ações para ajudar na desburocratização da micro e pequena empresa.
Pelo decreto assinado nesta terça, as micro e pequenas empresas terão exclusividade em licitações de até R$ 80 mil no Distrito Federal. O setor também terá preferência em processos licitatórios. As micro e pequenas poderão ainda ser subcontratadas nas licitações do governo federal de obras, bens e serviços.
Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias