Lula inaugura usina de etanol de segunda geração em SP

Considerada maior do mundo, planta da empresa Raízen, no Bioparque Bonfim, em Guariba (SP), vai suprir crescente demanda global por energia limpa

Ricardo Stuckert

Lula, na nova usina de etanol: "Qual é o país que tem mais possibilidade de descarbonizar o planeta do que nós?"

Na esteira das políticas de transição energética do Brasil, o presidente Lula inaugurou, nesta sexta-feira (24), nova usina de etanol de segunda geração da companhia Raízen, no Bioparque Bonfim, em Guariba (SP). A planta, considerada a maior do mundo, ostenta capacidade de produção de 82 milhões de litros por ano, fruto de R$ 1,2 bilhão em investimentos, o que posiciona o país à frente enquanto fornecedor de energia limpa em contexto de crescente demanda global por economias de baixo carbono.

O etanol de segunda geração se caracteriza pela pegada de carbono 30% mais baixa que o de primeira. Em relação à gasolina comum, a descarbonização é de 80%. O processo de produção utiliza o bagaço da cana de açúcar, palha e outros elementos residuais para reaproveitamento, gerando 50% mais etanol, sem aumento da área plantada.

“O mundo está passando por uma fase hoje que é a questão da transição energética. Quem não acreditava pode acreditar. A questão climática é grave”, alertou o presidente Lula, durante discurso. “A natureza está se manifestando em vários países e o aquecimento global é uma verdade. E qual é o país que tem mais possibilidade de descarbonizar o planeta do que nós? Nós temos 90% da nossa energia elétrica limpa e renovável. Nós temos 55% da nossa energia de combustíveis renováveis”, completou.

Aos funcionários da Raízen, Lula comunicou que vai percorrer o mundo divulgando o novo etanol brasileiro. “Vocês ganharam um garoto-propaganda de graça, que não vai cobrar nada de vocês. Mas quando eu me reunir com o Biden, quando eu me reunir com Xi Jinping, quando eu me reunir com o Modi, na Índia, quando eu me reunir com o Olaf Scholz, na Alemanha, quando eu me reunir com o Macron, na França, eu vou dizer: escuta aqui, vocês têm etanol de segunda geração?”, brincou.

“Se um país é capaz de produzir uma empresa dessa, para produzir um combustível desse, limpo, eu fiquei pensando: o que impede esse país de se tornar uma grande economia?”, indagou Lula.

Dia da Indústria

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP), elogiou a eficiência da usina da nova empresa brasileira. “O que o mundo produz de etanol de segunda geração aqui é produzido em 30 dias”, comparou. “Ela representa bem a chamada NIB, a Nova Indústria Brasil: inovação, sustentabilidade, competitividade e exportação”, ressaltou.

De acordo com Alckmin, é oportuno que, na véspera do Dia da Indústria (25 de maio), Lula esteja encarregado da inauguração da usina de etanol de segunda geração, dado o histórico de vida do ex-presidente. “Quero reafirmar que o presidente Lula, que é o trabalhador líder dos trabalhadores, originário da indústria, vai fortalecer a indústria brasileira, agregando valor, melhorando os salários e promovendo desenvolvimento.”

Raízen

A Raízen é uma companhia de capital aberto, e origem brasileira, voltada à produção de açúcar e etanol, à distribuição de combustíveis e à produção de energia limpa e de lubrificantes. Cerca de 70% dos equipamentos utilizados pela empresa são feitos no Brasil. Com sedes em Piracicaba, no Rio de Janeiro e em São Paulo, ela emprega 40 mil funcionários. No último balanço (2021-2022), contabilizou lucro de R$ 3 bilhões.

A usina da Raízen inaugurada nesta sexta vai responder por mais de 17 mil novas vagas de emprego diretas e indiretas. O Bioparque Bonfim, por sua vez, conta com mais de 2,5 mil empregados, mobilizados nos municípios de Araraquara, Jaboticabal, Matão, Dobrada, Santa Ernestina, Motuca, Guariba e Taquaritinga.