Maria do Rosário: comitês criados pelo Nova Primavera vão funcionar após a eleição

Secretária de Formação destaca que os comitês formados durante a jornada de formação continuam a funcionar após a eleição, para acompanhar a política local e organizar a população

Reprodução/Vídeo TvPT

Deputada Maria do Rosário, secretária nacional de Formação do PT, durante participação no programa Jornal PT Brasil da TvPT

O Nova Primavera, um dos programas formativos mais bem sucedidos do partido, é fruto da parceria da Secretaria Nacional de Formação do PT com a Fundação Perseu Abramo e proporciona o encontro proporciona reflexões finais sobre as aprendizagens e discussões propostas.

Este ano, a Jornada Formativa do Nova Primavera lançada no dia 26 de março  tem a proposta de organizar uma formação fundamentada nos princípios da educação popular, com os diversos mobilizadores que atuam nos territórios, reforçando o sentido do trabalho de base no contexto das eleições municipais e a importância das políticas de participação social no território. As inscrições para a jornada se encerraram no dia 29 de março.

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, da TvPT, exibida nesta segunda-feira (1º), a secretária nacional de Formação do PT, deputada federal Maria do Rosário, reforça a importância dada pelo Partido dos Trabalhadores ao processo de formação política dos seus integrantes.

“A Jornada Nova Primavera é parte do programa de formação e educação política do PT. O Pt faz educação e formação política a todo tempo e todo ano., independentemente da eleição”, destaca Rosário.

Confira a íntegra do programa Jornal PT Brasil exibido pela TvPT nesta segunda-feira (1º)

A secretária explica como funcionam as turmas inscritas na jornada. “Essa já é a quarta Jornada Nova Primavera e pessoas de todo o Brasil se inscrevem dentro de um calendário. Quando você se inscreve em uma turma vai cair em uma mesma turma com colegas de vários lugares do país e essa turma passa a interagir com outras turmas trocando experiências e fazendo uma formação para recuperar o nosso trabalho no território”.

Eleições municipais

Maria do Rosário esclarece o objetivo central do programa deste ano.

“Como este é um ano eleitoral com eleições municipais, a gente está valorizando muito também que os nossos integrantes do Nova Primavera, em cada turma, façam os seus trabalhos voltados para o território onde vivem. Então, toda a reflexão política sobre o momento do Brasil, o governo Lula, as tarefas do PT no período, vão ser direcionadas para que cada aluno, cada educando, cada pessoa que for fazer a jornada vai estar com condições melhores de fazer o trabalho de base, organizando comitês populares de luta, participando da campanha eleitoral do seu candidato ou candidato a prefeito ou prefeita, vereador ou vereadora também”.

Ela ressalta que “assim, o PT fica vivo e debatemos todos os temas., desde a unidade de saúde do bairro, escola, o ônibus, das questões mais concretas até as medidas que o presidente Lula está tomando para transformar o Brasil e esta lógica do ódio que a extrema direita busca preparar e atacar permanentemente o povo brasileiro”.

A titular da Secretaria Nacional de Formação destaca ainda a importância da preparação do conjunto do partido para a disputa das eleições municipais de 2024.

“Sendo um ano eleitoral, o nosso objetivo é focar também na preparação para o processo eleitoral, mas a jornada deixa sementes muito profundas nas comunidades. Porque no PT a gente já entendeu que, além de nos preparar para o dia da eleições, a gente tem que se preparar para o dia seguinte. Vocês imaginam que tentaram até um golpe contra o presidente Lula no 8 de janeiro, então quando o povo ganha ele tem que ter certeza de que vai governar. E governar com as propostas que levaram à vitória. Isso significa que esses comitês que a gente forma no momento que a jornada Nova Primavera está no ar continuam a funcionar após a eleição acompanhando a política local e organizando a população”, esclarece.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

Experiências em 2022 e 2023

O Nova Primavera de 2022, que teve por objetivo transformar a força eleitoral do presidente Lula e do PT em força popular organizada, resultou na criação dos Comitês Populares de Luta, que se espalharam em ramificações por todo o Brasil. Naquele ano foram 5 mil inscritos em 40 turmas virtuais nacionais e estaduais e, para cada turma, foram realizadas 6 Oficinas temáticas, totalizando 240 atividades.

Os comitês surgiram da proposta de auto-organização em torno da agenda central e foram fundamentais para que a mensagem do partido e do presidente Lula chegasse a todos os lugares.

Em 2023 , o programa teve continuidade e foram 10 mil inscritos no Nova Primavera em 47 turmas. Foram realizadas 5 Oficinas virtuais nacionais, 34 Oficinas virtuais temáticas autogestionadas e 276 Oficinas Territoriais, totalizando 545 atividades. As discussões se deram a partir do eixo – como transformar força eleitoral de Lula e do PT em força social organizada.