Maria do Rosário é lançada pré-candidata do PT à prefeitura de Porto Alegre

Aprovada por unanimidade pelo partido, deputada federal pretende construir a unidade da esquerda e do campo progressista na capital gaúcha

Divulgação

Maria do Rosário: "Recebo com muito orgulho e dedicação esta tarefa, de reconstruir um futuro de esperança e dignidade para nossa cidade"

O Diretório Municipal do PT de Porto Alegre indicou, por unanimidade, nesta quinta-feira (23) o nome da deputada federal Maria do Rosário como pré-candidata à prefeitura da capital gaúcha.

A deputada estadual do PT, Sofia Cavedon, que também estava na disputa pela indicação, enviou carta à direção do partido retirando o seu nome em apoio a Maria do Rosário. No documento, ela justificou sua decisão “para acelerar o processo de construção da unidade da esquerda em Porto Alegre”.

Em sua rede social, Maria do Rosário comentou a indicação do seu nome para a disputa da prefeitura de Porto Alegre.

“Ontem o PT de Porto Alegre, por unanimidade, apresentou meu nome para representar, juntamente com a direção, o partido, as negociações para construir a unidade da esquerda e do campo progressista em nossa cidade. Recebo com muito orgulho e dedicação esta tarefa, de reconstruir um futuro de esperança e dignidade para nossa cidade”, ressaltou Rosário.

De acordo com a direção do PT de Porto Alegre, a partir da indicação da pré-candidatura de Rosário, o partido vai intensificar as conversas dentro e fora da federação partidária, que inclui o PCdoB e o PV, para buscar a formação de uma coalizão de legendas para a disputa em 2024.

As negociações visam alianças com a federação PSOL/Rede. A presidenta do PT de Porto Alegre, deputada estadual Laura Sito, reforçou essa disposição relembrando a aliança feita no ano passado para a disputa do governo estadual, pelo apoio do Psol à candidatura do PT.

“É uma das capitais onde o PSol tem figuras muito representativas. Tivemos uma experiência muito exitosa em 2022 e queremos replicar em Porto Alegre”, afirmou Laura Sito.

De acordo com ela, existem também conversas políticas com o PDT e também com o PSB. Segundo Sito, é possível construir uma ampla unidade entre os partidos que fazem parte da base do governo Lula e “vencer a eleição de Porto Alegre, contra um programa ultraliberal representado pelo atual prefeito Sebastião Melo (MDB), que buscará reeleição”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast