MDS antecipa para 17 de setembro pagamento do Bolsa Família para afetados pela seca no AM

Anúncio foi feito pelo ministro Wellington Dias na terça-feira (10), durante visita do presidente Lula ao estado, quando foram tomadas medidas para o enfrentamento da seca severa

Ricardo Stuckert

Ministro Wellington Dias integrou comitiva do presidente Lula ao Amazonas

Em cerimônia realizada na terça-feira (10), em Manaus, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou a decisão de adiantar para dia 17 de setembro o pagamento para beneficiários do Bolsa Família afetados pela seca severa que atinge praticamente todo o estado do Amazonas.

Wellignton Dias fez parte da comitiva do presidente Lula que foi ao Amazonas para, em razão da seca, anunciar medidas efetivas em benefício da população e também de combate aos incêndios. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados 1847 focos na região amazônica.

Diante da realidade, em encontro com prefeitos amazonenses, o presidente Lula assinou decreto número 12.73, que definiu competências do Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo e institui grupos responsáveis pelo monitoramento e articulações de ações de controle e combate a incêndios, após visitar áreas atingidas pela seca.

A antecipação do pagamento do Bolsa Família contempla moradores dos 62 municípios amazonenses, inclusive a capital, Manaus, que tiveram estado de emergência decretado pelo governo estadual e o reconhecimento do governo federal. “São mais de R$ 494 milhões a serem pagos para mais de 650 mil famílias”, informa Wellington Dias.

Ao anunciar a medida de antecipação do pagamento, o ministro destacou que “com a baixa dos rios, fica mais difícil transportar alimentos, combustíveis e outros itens de necessidades da população”. Também falou sobre medidas para viabilizar o acesso à agua para as populações afetadas, como a liberação de cisternas em regiões com famílias mais isoladas.

Leia mais: Governo Lula reduziu óbitos entre indígenas em 33% no Território Yanomami

Outra medida anunciada pelo presidente LULA é a distribuição de 150 purificadores portáteis de água para comunidades de São Sebastião do Curumitá e Campo Novo, no município de Tefé, e Manaquiri, em Manaus, com capacidade para filtrar até cinco mil litros de água por dia. Milhares de famílias terão o benefício da água coletado do rio filtrada e saudável para beber.

Facilidade e agilidade para receber

A Caixa Econômica Federal é parceira com do MDS nos encaminhamentos necessários para a liberação do pagamento do Bolsa Família. No Amazonas, assim como em todo o Brasil, famílias que recebem pelo Caixa Tem, em conta Poupança Digital, podem movimentar os valores que recebem por meio do aplicativo, sem necessidade de se deslocar a uma agência CEF.

Pelo aplicativo Caixa Tem também é possível o beneficiário do Bolsa Família fazer saques nas unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. Já os que não possuem cartão podem sacar nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento com foto.

Da Redação, com informações do MDS

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast