MEC abre 1,8 mil vagas em cursos de Medicina
Ação é parte do Programa Mais Médicos, que visa expandir o atendimento do Sistema Único de Saúde. Novo edital contemplará 22 cidades na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Publicado em
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de mais de 1,8 mil vagas em cursos de medicina, em oito estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A ação é parte do programa Mais Médicos e pretende atender a municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e detentores de altas taxas de desigualdade social.
“A ampliação de cursos não abre mão da qualidade de ensino e infraestrutura, alinhados às novas diretrizes curriculares”, explicou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante lançamento do novo edital, na quinta-feira (2).
De acordo com o ministro interino de Educação, Luiz Cláudio Costa, a expansão dos cursos deve atrair investimentos para as regiões onde as novas faculdades são instaladas. “Observada as necessidades de atendimento e comprometimento do estado é possível diagnosticar os municípios com potencial para receber cursos de qualidade”, afirmou o ministro interino de Educação, Luiz Cláudio Costa.
Programa em expansão – A meta do Mais Médicos é criar, até 2018, 11,5 mil novas vagas de graduação em Medicina e 12,4 mil de residência médica, com especial olhar para as áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Na seleção dos municípios onde serão instalados os novos cursos são levadas em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para a abertura de programa de residência médica.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil