MEC ganha 55 mil novos funcionários no governo Dilma
Ao fim de 2014, pasta contabilizava 270 mil servidores públicos. Maioria dos novos funcionários é formada por professores e servidores administrativos
Publicado em
O Ministério da Educação contabilizou 55 mil novos servidores durante o primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”, ao todo, o MEC tinha 270 mil servidores ao fim de 2014.
A maioria dos novos funcionários é formada por professores e funcionários administrativos de universidades. Com a ampliação das universidades e cursos profissionalizantes, foram admitidos por concurso público, nos últimos quatro anos, 19,7 mil professores para o ensino superior e 12,7 mil para o ensino tecnológico.
A educação é uma das prioridades no segundo mandato de Dilma. De acordo com a presidenta durante o discurso de posse, em 1º de janeiro, o governo vai investir para cumprir a meta de universalizar, até 2016, o acesso de todas as crianças de 4 e 5 anos à pré-escola.
Além disso, o governo federal continuará a implementar iniciativas como o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e a expansão de escolas em período integral, além da reforma do currículo do Ensino Médio.
No ensino técnico, além das 12 milhões de novas vagas para o segundo mandato, Dilma afirmou que o Pronatec Jovem Aprendiz, que permitirá às micro e pequenas empresas contratarem jovens, terá uma atenção especial. No ensino superior, o Ciência Sem Fronteiras terá mais 100 mil bolsas nas melhores universidades do mundo disponíveis.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Folha de S. Paulo”