Mídia ignora sucesso brasileiro na redução da mortalidade infantil, critica deputado

Em 25 anos, número caiu 20% acima da média mundial. Para o deputado Zé Geraldo (PT-PA), oposição e meios de comunicação no País não comemoram esse resultado

Agência Brasil

Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014, fruto de uma década de políticas implantadas nos governos do PT

A redução da mortalidade infantil no Brasil em 20% acima da média mundial foi destacada pelo deputado Zé Geraldo (PT-PA), em discurso no plenário da Câmara, nesta quarta-feira (14). O petista lamentou, no entanto, que a estatística não receba a devida atenção por parte da imprensa do País.

“Esse é um resultado que a oposição e os meios de comunicação deste País não comemoram, mas essa é a realidade, essa é uma estatística que este País pode comemorar”, disse.

Zé Geraldo lembrou que a imprensa internacional deu destaque ao sucesso do Brasil no combate à morte entre crianças, a exemplo da revista de saúde inglesa “The Lancet”, em artigo publicado na edição de setembro.

O deputado lembrou dos dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no mês de setembro, que mostram que o Brasil reduziu em 73% a mortalidade infantil em 25 anos, superando a média mundial, que no mesmo período apresentou redução de 53%.

“O índice, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, previa a redução em 2/3 (66%) da mortalidade no período. No Brasil, a redução foi de 60,8 óbitos por mil nascidos vivos, em 1990, para 16,4, em 2015 (queda de 73%)”, apontou.

Segundo ele, o artigo da revista inglesa afirma que os avanços das condições de saúde da criança brasileira são decorrentes de um conjunto de políticas públicas aplicadas no País.

“Viva o Brasil que conseguiu reduzir a mortalidade infantil 20% acima da média mundial”, comemorou o parlamentar do PT.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “PT na Câmara”

PT Cast