Ministra norueguesa elogia liderança global do Brasil no clima

Reprodução

Brasil e Noruega decidiram, na segunda-feira (30), estender acordo na área de clima e florestas até 2020. Com isso, os países, elevam a ambição de redução do desmatamento e da degradação florestal. De acordo com o Palácio do Planalto, na nova etapa do acordo, serão investidos cerca de US$ 600 milhões em doações do governo norueguês para o Fundo Amazônia.

“A liderança global do Brasil nas áreas de clima e floresta – e sua contribuição para a cooperação Sul-Sul – são merecedoras de elogio,” disse a ministra do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Tine Sundtoft.

“O Brasil já está compartilhando experiências e ajudando a construir capacidades para a implementação do REDD+ [incentivo para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados no combate ao desmatamento e à degradação florestal] na região amazônica, e em breve também na bacia do rio Congo. Esperamos ver o Brasil continuar a demonstrar liderança e ampliar a escala de suas parcerias Sul-Sul”, completou Tine.

“Estamos orgulhosos em ter o Brasil como parceiro desde 2008 e encantados de prorrogar esta parceria até 2020. Junto com nossos parceiros alemães, fazemos isto em reconhecimento pelos impressionantes resultados do Brasil alcançados até o momento e por causa de suas admiravelmente elevadas ambições para o futuro. Dado o desempenho do Brasil na consecução desses objetivos, manteremos nosso apoio financeiro nos níveis atuais até 2020”, afirmou a ministra da Noruega.

No comunicado de imprensa, Brasil e Noruega informaram que trabalharão juntos em um novo paradigma de “produção e proteção”, conectando conservação, restauração de áreas agrícolas e florestais, e intensificação dos sistemas produtivos de baixo carbono.

“Para manter um desenvolvimento sustentável que também proteja ecossistemas de alto valor para as gerações futuras, reduza emissões e traga benefícios econômicos e sociais para milhões de agricultores, estamos construindo novas fundações de produção e proteção para o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental futuros”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

“Estamos reforçando o nosso compromisso com uma economia de baixo carbono baseada em agricultura sustentável, energia renovável, restauração florestal e reflorestamento, e com a eliminação do desmatamento ilegal. Tudo para reduzir emissões, e, o que é mais importante, para atingir nossa meta de reduzir a pobreza e melhorar a vida de milhões dos nossos compatriotas. O Fundo Amazônia e o apoio do povo norueguês estão na essência da realização desta meta”, disse a presidenta Dilma Rousseff.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto