Ministro culpa clima de pessimismo por baixo crescimento

Segundo o ministro Manoel Dias, o Brasil está enfrentando a crise sem gerar desemprego ou prejuízo aos programas sociais

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, voltou a culpar o clima de pessimismo criado no Brasil pelo desempenho econômico abaixo do esperado no últimos meses. Durante participação em evento promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (9), ele afirmou que o País não enfrenta problemas de oferta de emprego.

Dias lembrou a forte criação de empregos nos últimos 12 anos no País, responsável por mais de 21 milhões de postos de trabalho. Somente em dezembro de 2014, o Brasil alcançou a menor taxa de desemprego da série histórica.

Segundo o ministro, os problemas no setor, ainda reflexo da crise econômica mundial, estão sendo fortemente enfrentados pelo governo. “O governo está tomando providências para recuperar o emprego, sem prejuízo de investimentos nos programas sociais”, explicou.

O ministro reforçou ainda que há não redução de empregos, tendo sido criados mais de 400 mil postos de trabalho em 2014. “Esperamos, para maio e junho, a retomada do número de postos de trabalho”, completou.

De acordo com Dias, o grande desafio hoje é proporcionar maior qualificação profissional aos empregados. “É preciso permitir aos trabalhadores brasileiros o acesso às novas tecnologias de ponta, para que possamos não só manter a nossa posição de sétima maior economia mundial, mas até mesmo galgar novas posições no ranking”, justificou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil