No RJ, militância ocupa Praça Mário Lago em defesa da Democracia
O movimento “Retomada da Praça Mário Lago – Em defesa da Democracia”, será realizado de forma periódica, a cada quinze dias. O próximo encontro acontecerá no dia 22 de julho
Publicado em
Cerca de 80 militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) realizaram nesta quarta-feira (08/07) o ato “Retomada da Praça Mário Lago – Em defesa da Democracia”, no local conhecido como Buraco do Lume, no Rio de Janeiro. A iniciativa teve como objetivo defender a democracia, os direitos humanos, a soberania do Brasil e lutar contra o retrocesso que o Brasil está vivendo.
Graça Lago, filha do ator Mário Lago, foi uma das articuladoras do movimento, juntamente com outros cinco militantes históricos. Ela conta que a ideia da retomada da praça surgiu na última semana, durante os atos contra a redução da maioridade penal.
“Usamos a retomada da Praça Mário Lago como mote, já que ele é meu pai e esse espaço era uma espécie de gabinete popular do partido. Fomos começando a convocar os militantes e fomos conseguindo a adesão. Nós vivemos uma grande guerra na comunicação e essa foi uma oportunidade que a gente conseguiu para alcançar o nosso objetivo, que é falar com a população e levar informação ”, explicou Graça.
Os participantes fizeram discursos contra o ódio, o fascismo, a perda dos direitos, e em defesa dos negros, pobres, trabalhadores, da comunidade LGBT e da dignidade feminina. Durante o ato, foram distribuídos panfletos para a população.
A atriz Sandra Barsotti leu o manifesto “Em Defesa da Democracia”, redigido por vários grupos em defesa da legalidade e contra o golpe.
“Decidi me unir a esse movimento porque qualquer pessoa que tenha um mínimo de bom senso pode ver que está tudo errado. Olha a questão da redução maioridade penal, por exemplo. Estudiosos de vários países já demonstraram que não vai resolver nada. Tenho que ser contra isso. Esses dias o tal do Aécio falou que o PSDB faz oposição ao Brasil e eu acho que nenhum brasileiro sensato pode querer que alguém “estrangeiro”, porém nascido e alimentado aqui faça oposição ao nosso país”, afirmou.
Alexandre Cesar Costa Teixeira, criador do blog Megacidadania, ressaltou o fato da militância ter ido ao movimento de forma voluntária e espontânea, querendo resgatar os espaços tradicionais do partido.
“Seis pessoas conseguiram se multiplicar em 80 de forma direta e a tendência é crescer. Com esse movimento, nós demonstramos também como a ferramenta rede social é importante, porque ele foi convocado basicamente pelas redes sociais e por blogs. Trazemos essa luta do virtual para o real”, disse.
O movimento “Retomada da Praça Mário Lago – Em defesa da Democracia”, será realizado de forma periódica, a cada quinze dias. O próximo encontro acontecerá no dia 22 de julho, às 18h.
Estiveram presentes no ato o vice-presidente nacional do PT e coordenador das redes sociais da legenda, Alberto Cantalice; Edson Munhoz, diretor do Sindipetro-RJ; Orlando Guilhon, diretor da Frente Nacional Democratização da Comunicação (FDC), Mário Augusto Jakobskind, Conselho da ABI e o blogueiro Antonio Negrão, além de militantes e simpatizantes do partido.
Por Soraya Batista, da Agência PT de Notícias