Nonato Guimarães: Quem não se comunica, se trumbica

Para militante paraense, partido não soube se comunicar: “O golpe foi dado, país continua em crise e a direita continua dizendo que PT é o grande culpado”

Lula Marques/Agência PT
Tribuna de Debates do PT

O companheiro Lula costuma dizer que essencial da política é conversar, conversar e conversar. Este raciocínio nos dá uma dimensão do quanto erramos ao longo dos últimos anos ao interrompermos um ciclo de diálogos, encontros e formações que representaram muito na história de construção do PT nos seus dez primeiros anos de fundação.

Nosso partido nasceu da luta concreta e da resistência dos ditames dos governos autoritários que perduraram durante os vinte anos de obscurantismos, violência e negação de direitos na sociedade brasileira. O PT foi durante esses 36 anos um símbolo de dignidade e ousadia na luta pela construção de uma sociedade democrática e com qualidade de vida para maioria de seu povo mais pobre.

Como dizia Henfil “tô vendo uma estrela”, essa marca do PT foi um dos produtos mais bem avaliados na política brasileira durantes vários anos.

Frei Betto, em um de seus artigos que refletia a derrota de Lula em 1989, afirmava que “nem só de pão viverá o homem” mas que os homens também tem fome de beleza, de justiça, de igualdade e de novas utopias.

Ninguém tem dúvidas que os avanços significativos dos governos do PT, com Lula e Dilma, conseguiram conquistas e ganhos reais para milhões de trabalhadores e trabalhadoras que durante anos viveram excluídos e marginalizados, expostos a cruéis estatísticas de fome e violência em todos os recantos deste grande país.

Nossos governos investiram no conjunto da infraestrutura do Estado, na qualidade do serviço público, na geração de trabalho e emprego, na produção de tecnologia, no fortalecimento da indústria nacional, na defesa estratégica do país e na inserção soberana do Brasil no mundo. Afinal de contas chegamos a ser, em 2010, a sétima maior economia do mundo.
Entre os maiores feitos de nossos governos, além dos programas sociais e do PAC, estão o fortalecimento da Petrobras, o descobrimento das reservas de pré-sal e as tecnologias de exploração e a reconstrução do parque industrial de fabricação de plataformas e navios de grande porte, valorizando, deste modo, nossas tecnologias e afirmando as indústrias nacionais como protagonistas de engenharias competitivas.

Para nós fica claro que entre os vários motivos da crise atual e dos golpes sucessivos que vem derrotando o Estado Democrático de direito, estão os interesses do grande capital financeiro internacional e suas corporações privadas e as sucessivas derrotas que a direita brasileira e seus partidos conservadores tiveram durante quatro eleições consecutivas.
Este artigo tem por objetivo principal trazer à luz da reflexão alguns aspectos dos erros que cometemos nos 13 anos de governo.

O PT, nos governos Lula e Dilma, não conseguiu acompanhar as grandes transformações do capitalismo mundial ocorridas neste início de século XXI. Muitos economistas e outros intelectuais falam sobre a transformação do capital industrial em capital financeiro (rentismo); fato que implica diretamente no enriquecimento cada vez maior de um pequeno número de corporações e indivíduos detentores de trilhões de dólares que controlam a economia mundial. Este capital, entretanto, não é produtivo, no máximo financia alguns setores produtivos, contudo controla os juros altos das economias subdesenvolvidas, fazendo aumentar as dívidas desses países e controlando cada vez mais o empoderamento das empresas transnacionais e o controle colonialista nas relações geopolíticas com os países imperialistas.

Estas grandes transformações do capitalismo vieram acompanhadas com a Segunda Revolução Tecnológica, ocasionando a rápida aceleração da comunicação através da rede mundial de computadores, a informação na internet e nas redes sociais e o controle absoluto destas informações sob o domínio dos Estados Unidos e do Japão.

Portanto, a Revolução Tecnoindustrial, para além da internet, substitui ainda a força do trabalho humano pela produção intelectual e pelo uso da comunicação de códigos matemáticos que alimenta a inteligência artificial, a robótica, a pesquisa cientifica, a bio e da nanotecnologia. Vivemos a era dos chips e bits.

Cito rapidamente este complexo debate apenas para fazer uma crítica a nós do PT por não termos acompanhados cientificamente a consolidação destas revoluções. Podemos até querer justificar que tínhamos muitas coisas para resolver nos labirintos da gestão do governo federal e toda a engenharia de relações com os setores produtivos e o capital financeiro do Brasil e do mundo. Porém não vamos conseguir explicar nossas falhas cotidianas de comunicação e informação nas relações entre o partido e governo, entre o governo e a sociedade e a necessidade basilar de fazer as reformas no marco regulatório da internet, na lei da democratização dos meios de comunicação e até mesmo na implementação de ferramentas e conteúdo de comunicação que possibilitassem um diálogo permanente do nosso projeto político com os usuários destas políticas.

As direitas com suas estruturas de dominação, com assessoria e financiamento de intelectuais e do capital financeiro conseguiram manipular a burocracia estatal, eleger maioria conservadora de deputados e senadores e atualizar, de forma inteligente, os meios de comunicação monopolizados e utilizar, com muita competência, as redes sociais na internet. Enquanto nós estávamos nas hashtag, eles irradiavam mentiras criminalizando o PT e suas lideranças.

A lógica dos conservadores é a mesma do Estado autocrático nazista: uma mentira dita muitas vezes de forma competente acaba virando verdade. Eles construíram uma narrativa de fatos que nos incriminaram, e nós ficamos perplexos.

O PT não se comunicou, o governo não se comunicou e o povo se trumbicou. O golpe foi dado, o país continua em crise e a direita continua dizendo que o PT é o grande culpado. E nós, continuamos sem dá resposta e muito menos de mobilizar as grandes massas que foram beneficiadas por nossos programas sociais durante os 13 anos de desenvolvimento com qualidade de vida. O povo continua “hipnotizado” e controlado pelo amplo poder ilusionista da Globo, da grande imprensa e das redes sociais conservadoras.

Por Nonato Guimarães, filiado ao PT de Mãe do Rio (PA). Foi Deputado Estadual e Presidente do Diretório Estadual do Partido na década de 90. Atualmente é Assessor de Planejamento da Prefeita eleita de Ipixuna do Pará e blogueiro, mantém o blog Estratégia Solidária (www.estrategiasolidaria.com.br).

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores