Nota de pesar: O adeus a Gal Costa, uma das maiores vozes do Brasil

“O Brasil e o mundo sentirão falta da voz poderosa, sua presença na cultura mundial jamais será esquecida”, diz nota do Partido dos Trabalhadores, nesta quarta-feira (9)

O Brasil chora a perda de uma das maiores cantoras da nossa história (Foto: Julia Rodrigues)

O Brasil perdeu uma de suas maiores vozes. A cantora Gal Costa nos deixou nesta quarta-feira (9). Leia nota de pesar do Partido dos Trabalhadores e demais manifestações de lideranças do partido.

O Partido dos Trabalhadores sente imensamente a perda da grandiosa Gal Costa. O Brasil e o mundo sentirão falta da voz poderosa, sua presença na cultura mundial jamais será esquecida. Nossos profundos sentimentos à família, amigos e fãs da Gal.

Gal Costa, Presente!

Partido dos Trabalhadores

Fa-tal

Gal, registrada Maria da Graça Costa Penna Burgos, nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira. No início da década de 1970, fez aquele que é considerado um dos espetáculos de maior repercussão da história da MPB: Fa-Tal.

Ainda na adolescência, se aproximou de outros ícones nacionais como Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, com quem integraria o grupo conhecido como Doces Bárbaros.

Ainda muito jovem, aos 20 anos participou do álbum “Tropicália”, que fundou o chamado movimento tropicalista.

Turnê

Gal estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” são algumas das músicas do repertório.

A cantora estava entre as atrações de um festival no final de semana em São Paulo, o Primavera Sound. Ela teve sua participação cancelada de última hora pois, de acordo com a sua equipe, por recomendação médica, precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita, feita em setembro.

A cirurgia ocorreu pouco após sua apresentação em outro festival de música em São Paulo, o Coala. Desde então, ela não havia voltado aos shows, mas já tinha datas da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcadas para dezembro e janeiro.

Da Redação, com PT no Senado