Nova diretoria da UNE toma posse

Foi a primeira transmissão de cargo entre mulheres da história da entidade

Com um corpo formado majoritariamente por mulheres, tomou posse nesta terça-feira (14), no plenário 13 da Câmara dos Deputados, a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). Estudante de Economia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), Carina Vitral ocupa a presidência, tendo como vice-presidenta a estudante cotista de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Moara Saboia.

Para Carina, a gestão se inicia de forma “bem quente”, visto os ataques de retrocessos vindos de todas as partes, como a revisão da lei do petróleo, a redução da maioridade penal e a lei das terceirizações. Para ela, é um ataque reacionário a conquistas difíceis dos trabalhadores e dos jovens. “Não passarão sem a resistência dos estudantes e da juventude”, alertou.

“No tema da redução da maioridade penal, fizemos manifestações em que fomos reprimidos com spray de pimenta dentro do que seria a casa do povo. A nossa fórmula de luta é a mesma de sempre, estudante na rua pra gente barrar os retrocessos”, ressaltou Carina.

Petrobras 14-07-2015-45Ex-presidente da UNE, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) ressaltou a difícil conjuntura política em que toma posse a nova diretoria.

O petista lembrou que a UNE esteve presente em todos os momentos decisivos do País, como na campanha do “Petróleo é Nosso”, de 1947 a 1953, e no enfrentamento à ditadura militar, entre os anos de 1964 a 1985.

“Vocês têm uma grande tarefa em um momento complicado, mas ao mesmo tempo uma grande oportunidade para articular com as centrais sindicais e todos os movimentos sociais para enfrentar um golpe conspiratório que está em marcha contra a soberania”, alertou Lindbergh.

Outro ex-presidente da UNE, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), chamou a atenção de Lindbergh para o fato de a nova direção ser formada por maioria de mulheres e negros.

Segundo o deputado, a UNE está com “mais cara de Brasil”. Para Silva, a atual composição é o resultado do projeto “histórico” do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que abriu as portas das universidades para que nunca teve acesso.

“Tenho certeza de que vocês seguirão as melhores tradições de luta dos movimentos sociais”, destacou o deputado.

Da Redação da Agência PT de Notícias