‘O Agente Secreto’ no Oscar: Lula e parlamentares do PT comemoram indicações

Presidente diz que cultura brasileira é reconhecida por sua capacidade de ‘contar histórias que emocionam o mundo’; para diretor, Kleber Mendonça, a população do Brasil se enxerga nas produções

Ricardo Stuckert/PR

Lula e a primeira-dama Janja receberam o diretor Kleber Mendonça Filho e o ator Wagner Moura em janeiro, no Cine Alvorada

O filme brasileiro O Agente Secreto foi indicado, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, para disputar quatro categorias no Oscar: melhor filme, melhor filme internacional, melhor direção de elenco, com Kleber Mendonça Filho, e melhor ator, com Wagner Moura. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou a equipe do filme e também e o diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso, indicado na categoria Melhor Fotografia por sua participação no longa Sonhos de Trem, produção dos Estados Unidos.

Lula destacou, em postagem nas redes sociais, que as indicações são um reconhecimento da cultura e da capacidade do Brasil de “contar histórias que emocionam o mundo”.

O diretor Kleber Mendonça disse que o O Agente Secreto é fruto, entre outras coisas, de políticas públicas que valorizam a identidade e a cultura brasileira. “O Brasil utiliza de maneira inteligente o investimento público em produtos culturais. Está na Constituição investir na identidade do próprio país, com políticas para as artes, para a expressão artística.”

Parlamentares do PT comemoraram mais uma fase de reconhecimento internacional da produção nacional, isso após as premiações de melhor ator e melhor diretor no Globo de Ouro. A cerimônia de premiação do Oscar será dia 15 de março.

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), celebrou as indicações e disse que isso reforça o papel do cinema como instrumento de memória e reflexão histórica. “É mais um filme que é uma crítica à ditadura militar num momento em que o nosso país pune, pela primeira vez na sua história, um ex-presidente e generais golpistas.” A trajetória do filme até o Oscar, segundo ele, demonstra que o cinema nacional segue fazendo história, ampliando seu espaço global e reafirmando a importância da cultura como patrimônio e expressão democrática do país.

“Este reconhecimento histórico é o resultado direto de um governo que voltou a investir, fomentar e acreditar no nosso audiovisual. Quando a cultura é tratada como prioridade e política de Estado, o talento brasileiro brilha para o mundo!”, destacou o líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

A presidenta da Comissão de Cultura na Câmara, deputada Denise Pessôa (PT-RS), enfatizou que o cinema nacional segue mostrando sua força, “contando nossas histórias e emocionando o país inteiro”.

Da Redação do PT, com informações da Agência Brasil e da Liderança do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast