Observatório Mulher na Política lança edital para selecionar artigos sobre presença feminina

Objetivo é reunir evidências científicas e experiências que fortaleçam o debate voltado à ampliação da participação das brasileiras nos processos decisórios

Divulgação / Câmara dos Deputados

Devem ser submetidos artigos inéditos sobre a presença das mulheres na política e em outros espaços de poder

O Observatório Nacional da Mulher na Política, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, lançou edital destinado a pesquisadoras e pesquisadores a submeterem artigos inéditos sobre a presença das mulheres na política e em outros espaços de poder. 

O objetivo é reunir evidências científicas e experiências práticas que fortaleçam o debate público e subsidiem o aprimoramento de políticas afirmativas voltadas à ampliação da participação feminina nos processos decisórios.

Além disso, a iniciativa dará visibilidade a estudos que contribuam de forma concreta para superar a sub-representação feminina e apontar caminhos para a construção de uma democracia mais justa e inclusiva.

Leia mais – Governo Lula vai implementar 20 Cuidotecas no país

Temáticas e critérios

Os artigos deverão abordar pelo menos um dos doze eixos temáticos previstos no edital. Os trabalhos que não tratarem de nenhum dos temas constantes do edital serão recusados. Entre os assuntos estão:

participação de mulheres nos três Poderes;

-cotas de gênero e ações afirmativas;

-violência política de gênero;

-interseccionalidades entre gênero, raça, classe, etnia, geração, religião e sexualidade;

-inserção e atuação de mulheres em partidos políticos;

-produção legislativa de parlamentares;

-atuação em movimentos sociais e programas de formação política.

Os trabalhos serão avaliados pelas organizadoras e por pares, de forma anônima, seguindo as boas práticas acadêmicas. O edital prevê como critérios avaliativos a relevância, o rigor metodológico, a originalidade e a clareza do texto.

Publicação e prazos

Os artigos aprovados integrarão uma coletânea a ser publicada pela Edições Câmara, com versão digital de acesso gratuito e possibilidade de tiragem impressa. Para participar, é necessário que o artigo seja inédito e siga rigorosamente as normas de formatação descritas no edital. Também é obrigatório o envio do Termo de Cessão de Direitos Autorais.

As submissões poderão ser feitas entre 18 de setembro e 2 de novembro de 2025, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na página do ONMP. O lançamento oficial do livro está previsto para junho de 2026.

Fortalecendo a democracia

Com a chamada, o Observatório, informa a Secretaria da Mulher, “reafirma seu compromisso de fomentar pesquisas e debates sobre a atuação política das mulheres e as barreiras que enfrentam para participação”. A coletânea busca ampliar o repertório de análises disponíveis para a formulação de políticas públicas que garantam mais representatividade feminina em diferentes esferas de poder.

O formulário de submissão de artigos pode ser visto aqui. Já as dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: secmulher.onmp@camara.leg.br.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast