Oposição exagera e responsabiliza PT por rebaixamento de times baianos
Ao justificar posição contra a criação da Autoridade Pública de Governança do Futebol, deputado do DEM afirmou que o PT é culpado por Bahia e Vitória caírem para a segunda divisão
Publicado em
A mais nova acusação da oposição é responsabilizar o Partido dos Trabalhadores (PT) pelo rebaixamento de times de futebol. A declaração, feita nesta terça-feira (14), foi do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA).
Para justificar sua posição contrária à criação da Autoridade Pública de Governança do Futebol, estabelecida pela Medida Provisória 671/2015, a chamada MP do Futebol, o deputado do DEM afirmou que o PT é culpado por Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória caírem para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
O cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Michel Zaidan, afirma que o comentário “jocoso”, “satírico” e “irônico” revela “falta de decoro, preparação e respeito” pela diferença e pelo convício democrático.
“Acho que esses camaradas estão perdendo o senso da convivência parlamentar, civilizada. É um tipo de piada que começa a ficar sem graça porque está ficando muito vulgar”, avalia.
Segundo Zaidan, é a “perda do bom senso” do que é a atividade parlamentar pela oposição, “pouco civilizada e respeitosa”, que pretende “virar a mesa a toque de pequenos golpes”.
“A ausência de propostas é encoberta por esse tipo de oposição, desastrosa e pouco republicana. Mas o que se pode esperar de um Congresso com um presidente da Câmara dos Deputados e do Senado que advogam no cargo em função de interesses próprios?”, afirma Zaidan.
Essa não é a primeira vez que culpam o PT por situações que nada tem a ver com a ação do partido. “Sardenberg, principal comentarista de economia da ‘Rede Globo’, virou piada ao sustentar uma tese de que Lula e Dilma respondem pela crise da Grécia”, lembrou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
“Em breve será anunciado que a derrota de 7X 1 do Brasil para a Alemanha foi culpa do PT”, ironiza o deputado. Para ele, a oposição “perdeu o senso do ridículo” e essa tentativa de críticas sem critérios revela o desespero e o fim da seriedade do papel de fiscalizar e acompanhar o processo político.
“Não há outra maneira de a gente responder isso, que não seja com bom humor, pois chega uma hora que se tornam tão ridículas e absurdas essas acusações”, destaca o deputado.
Pimenta acredita que a oposição vive o dilema de não conseguir assimilar o resultado das eleições, quando a população conferiu à oposição o papel constitucional de fazer propostas como tal. De acordo com o deputado, esse comportamento é percebido também em setores da imprensa.
Para o petista, não importa haver ou não motivos para atacar o PT, pois eles são “criados de todas as maneiras”. “Eles acusaram o PT de forjar uma ofensa racista com robôs, para vitimizar os negros, e dizem que os pronunciamentos do Papa são para fortalecer as posições do governo brasileiro. São declarações desprovidas de qualquer nexo com a realidade”, declara.
Para o deputado Jorge Solla (PT-BA), o depoimento de Aleluia vem se somar a estratégia da “mídia golpista”, que busca responsabilizar o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff por tudo que acontece no mundo.
“Chegam ao descalabro de se referir até a situação de desempenho de time de futebol. Uma abordagem dessa natureza desqualifica totalmente a atuação do deputado”, ressalta Solla.
Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias