Padilha ganha direito de divulgação de campanha na TV Globo
Globo oferece cobertura diária apenas aos dois primeiros colocados nas pesquisas. Emissora ainda pode recorrer da decisão no TSE
Publicado em
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) acatou, nesta quarta-feira (27), o pedido do candidato ao governo paulista, Alexandre Padilha (PT), para divulgação da campanha do petista na cobertura jornalística da TV Globo diariamente. Para o TRE o critério adotado pela emissora paulista de divulgar as agendas de apenas dois candidatos promove tratamento desigual e contraria a legislação.
A Globo alega que somente candidatos com intenções de voto acima de 6% nas pesquisas Ibope e/ou Datafolha têm direito a reportagens diárias, de segunda a sábado, no SPTV 2ª Edição, com um minuto de duração cada uma. Com isso, a emissora tem divulgado apenas as campanhas de Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Skaf (PMDB).
A desembargadora federal Diva Malerbi declarou que a emissora não precisa garantir o mesmo tempo de exposição de todos os candidatos, mas eles “devem ter igual oportunidade” na cobertura. De acordo com a Lei 9.504/97, artigo 45, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário, dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação.
A TV Globo ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias