Para Nobel da Paz, Bolsa Família é exemplo para o mundo
Indiano recomenda a utilização do programa criado pelo PT, em outros países
Publicado em
Em entrevista ao programa “Fantástico”, da “TV Globo”, exibida no domingo (2), Kailash Satyarthi elogiou os programas de transferência de renda do governo brasileiro. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz, em 2014, o ativista luta há 35 anos contra o trabalho infantil e salvou 80 mil crianças na Índia, onde nasceu e trabalha.
“Quando você fala do Brasil, você pode ver a minha cara. É como a minha segunda casa. Eu amo o País, eu amo o povo. Alguns dos meus melhores amigos são brasileiros”, contou.
Segundo ele, o Brasil tornou-se um exemplo importante a partir da aplicação do Bolsa Família, sobretudo por conseguir tirar as crianças do trabalho e as colocar na escola. Para Satyarthi, há ainda muitos esforços a serem integrados.
“Educação, luta contra o trabalho infantil, saúde, tudo pode ser convertido em um único esforço. Como o Bolsa Família, que pode ser utilizado em outros países”, disse o indiano.
Em dezembro, antes de ganhar o Nobel, ele esteve no Brasil e se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. Além do Bolsa Família, o indiano elogiou as políticas públicas brasileiras de combate ao trabalho infantil. “Eu sei que a luta contra o trabalho infantil está muito próxima ao seu coração”, disse a Lula, na ocasião.
Satyarth vai dividir o Nobel da Paz com a paquistanesa Malala Yousafzai. Com apenas 17 anos, ela ficou conhecida mundialmente depois de sofrer um atentado comandado pelo grupo terrorista Talibã. Malala defendia o direito das meninas do Paquistão a estudar. Os prêmios serão entregues aos dois no dia 10 de dezembro.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da TV Globo e do Instituto Lula