Petição contra prêmio a Alckmin tem mais de 9,7 mil assinaturas

O motivo da insatisfação dos paulistas está na pior crise de abastecimento da história da região

A notícia da premiação atribuída ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pela gestão dos recursos hídricos e saneamento gerou revolta entre moradores do estado mais populoso do Brasil. A razão da insatisfação dos paulistas está na pior crise de abastecimento da história da região.

Indignados com a homenagem, mais de 9,7 mil pessoas assinaram, até o momento, uma petição online para cancelar a entrega do Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2015 ao tucano, marcada para o dia 13 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O abaixo-assinado foi lançado no dia 23 de setembro por Cláudio Celso Monteiro Júnior, servidor da Secretaria de Estado da Saúde, segundo informação do portal “Último Segundo“, do IG.

“Nós, cidadãos do estado de São Paulo, atestamos que existe uma crise hídrica séria em todo o estado e que julgamos ser inadequado e imoral o governador atual Geraldo Alckmin receber uma premiação por sua gestão, o prêmio ‘Lúcio Costa’. É sabido por todos os cidadãos e pela grande mídia que o sistema de abastecimento de água em São Paulo encontra-se mal administrado pela atual gestão”, diz a petição.

Segundo o idealizador, a petição foi criada para que as pessoas tomem conhecimento e protestem contra a premiação.

“A gente tem de marcar posição. Pelo menos dar visibilidade de que não representa o que algumas pessoas mais esclarecidas de São Paulo pensam”, disse à reportagem.

Alckmin tem sido duramente criticado pela forma como tem lidado com a crise hídrica, que teve início em 2014, mas só foi formalmente reconhecido pela gestão do PSDB em agosto, um ano e meio após o problema ter sido inicialmente registrado.

Da Redação da Agência PT de Notícias