Petrobras aumenta produção e recupera cenário de valorização
Preços internacionais do petróleo em alta compõem, com desaceleração da greve dos petroleiros, quadro positivo da estatal na semana
Publicado em
Esta semana tem sido positiva para a Petrobras. Além do aumento nos preços internacionais do petróleo, o movimento grevista dos petroleiros perde força a cada dia e o balanço mensal de produção relativo a outubro, divulgado na tarde de terça-feira (17), traz novos dados de crescimento.
Pelo terceiro dia consecutivo, nesta quarta-feira (18), o valor das ações da estatal sobe na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa), enquanto 10 dos 17 sindicatos da categoria confirmam suspensão da greve iniciada em 29 de outubro e o preço do barril do petróleo brent se reaproxima dos US$ 45 o barril.
A produção média da petrolífera em outubro, incluindo petróleo e gás natural, foi de 2,57 milhões barris de óleo equivalente por dia (boed). Isso representa crescimento de 1,6% em relação ao mês anterior, que foi de 2,53 milhões de boed’s.
Apenas no pré-sal, outubro registrou produção de óleo e gás acima de 1 milhão de boed’s, atingindo 1,005 milhão, volume 2,3% inferior ao de setembro (1,028 milhão de boed’s). A produção de óleo foi de 809 mil barris por dia, também abaixo da registrada em setembro (828 mil barris por dia).
A produção média de petróleo e gás natural no país e no exterior atingiu 2,76 milhões de boed’s. O volume é 1,6% maior que o de setembro, que foi de 2,72 milhões. Todo esse crescimento reflete, segundo a Petrobras, a conclusão, em setembro, das paradas programadas para manutenção de grandes plataformas.
Por produto – Só de petróleo, a produção média alcançou 2,10 milhões de barris por dia (pbd), ou 2,1% a mais que em setembro (2,06 milhões de boed’s. Em relação ao mesmo mês de 2014, quando produziu 2,126 milhões de bpd, a produção caiu 1,22%.
Só de gás natural no país, excluindo o volume liquefeito, a produção foi de 74,7 milhões metros cúbicos por dia (m³/dia) em outubro, mantendo-se estável em relação aos 75 milhões m³/dia do mês anterior.
No exterior – A estatal também informou que produziu no exterior, em outubro, 194 mil de boed’s, 3,4% acima dos 188 mil produzidos em setembro.
A empresa destaca que esse aumento ocorreu devido ao desempenho dos novos poços no campo de Rio Neuquén, na Argentina, e à conclusão das operações de limpeza no gasoduto de exportação do Campo de Akpo, na Nigéria.
Só de petróleo, a produção média foi de 99 mil bpd, 2,8% acima dos 97 mil de setembro. Já a produção de gás natural no exterior foi, na média, de 16,1 milhões m³/d, 4,1% acima dos 15,5 milhões m³/d de setembro, em função do desempenho obtido nos novos poços no campo de Rio Neuquén, na Argentina.
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias