Portos já liberam importações em prazo dois dias mais curto

Melhoria das condições de mobilidade nos terminais brasileiros tornam mais atrativos inclusive leilões de concessões portuárias do início de 2016

Foto: EBC

Em pouco mais de um ano, os portos brasileiros conseguiram reduzir em mais de dois dias o prazo médio de liberação de cargas marítimas importadas pelo país ao exterior, revela levantamento da Receita Federal realizado semana passada.

Dos 16,44 dias em média que eram gastos no final de 2013, o prazo de embarque caiu para 14,39 no início deste ano, revelou o estudo da Receita Federal. São 2,05 dias de economia com a operação.

A diferença de prazos representa 14,24% a menos de desperdício do tempo gasto nas operações, além de assegurar aos usuários economia na utilização dos terminais.

O aumento da eficiência portuária é uma das principais reivindicações dos usuários de portos brasileiros. A redução do tempo de embarque foi obtida graças a medidas tecnológicas estruturais adotadas para melhorar a logística portuária, segundo a Receita.

Para se ter ideia da economia, há estimativas de que o custo diário da operação portuária de cargas pode alcançar até US$ 100 mil no Brasil.

O programa federal de investimento em logística (PIL 2), que pretende leiloar já no início de 2016 as primeiras concessões de terminais no Pará e em Santos (São Paulo) tem, entre seus principais objetivos, dar mais agilidade e rapidez às operações portuárias nacionais, tornando-os mais atrativos para toda a cadeia produtiva do comércio exterior.

Entre as medidas que melhoraram o prazo de despacho, a Receita destacou o lançamento do Portal Único do Comércio Exterior.

Para o coordenador-geral de Administração Aduaneira da Receita, José Carlos Araújo, a articulação entre os órgãos públicos e o setor privado resultaram em desburocratização nas importações e melhoria de performance. Segundo ele, ainda há mais espaço para redução de prazos em todas as etapas do processo.

De acordo com as análises da Receita, o porto mais rápido do país é o de Paranaguá (PR), com intervalo médio de 8,86 dias. O porto de Vitória registra o mais longo prazo de liberação de cargas: 18,92 dias. O porto de Santos, que sozinho opera 44% das cargas brasileiras, é o quarto mais lento, com prazo médio de 12,8 dias.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias, com informações da EBC

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