Posse do presidente Lula mobiliza apoio do mundo em defesa da democracia
Cerca de 120 países estarão representados na cerimônia, que marca um momento de reinserção do Brasil no cenário global; caravanas de todo o país também já se deslocam para Brasília
Publicado em
A posse do presidente Lula neste próximo domingo, 1º de janeiro, contará com a presença de delegações de um grande número de países, afirmando a reinserção do Brasil no cenário mundial, após Bolsonaro transformar o país em pária no mundo.
Ao menos 53 delegações estrangeiras compostas por chefes de Estado, chefes de governo e ministros já confirmaram presença. Considerando as confirmações de todos os níveis, de embaixadores a presidentes, cerca de 120 países estarão representados na posse do Lula.
Mais de 120 países estarão representados na posse no dia 1º de janeiro. O Brasil está voltando para o mundo! #EquipeLula https://t.co/VDADYQQ0Dl
— Lula (@LulaOficial) December 26, 2022
Até o momento, 17 chefes de Estado confirmaram sua presença: os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, o rei da Espanha, presidente da Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.
“Vemos a reinserção do Brasil, a partir de uma nova política externa num novo governo Lula, no cenário global”, afirmou em entrevista coletiva no início do mês o embaixador Fernando Igreja, que chefia o cerimonial na solenidade de posse.
Além do cerimonial da posse oficial, a Esplanada dos Ministérios receberá os dois palcos do Festival do Futuro, grande festa popular que reunirá artistas de diversos gêneros.
Falta pouco! @pabllovittar, @dudabeat, @BaianaSystem e @GabyAmarantos recebem atrações especiais no #FestivalDoFuturo. Saiba mais sobre os shows e participe! https://t.co/tIFEEtmjeB #EquipeLula pic.twitter.com/k364CNjCGP
— Lula (@LulaOficial) December 27, 2022
LEIA MAIS: Confira a lista de artistas e shows no Festival do Futuro
Mobilização nacional para a posse
Em apoio a Lula, ao novo governo e à democracia, militantes e apoiadores do novo governo intensificam a mobilização para a posse no dia 1º, domingo, em Brasília.
Oriundos de várias regiões do país, milhares de brasileiros se deslocam em caravanas por ônibus, carros e avião. Até a semana passada, foram contabilizadas 750 caravanas para a posse.
Para facilitar a organização, informem sobre o local de origem da caravana, quantas pessoas, quando é a partida e o que mais achar necessário.
Veja aqui como proceder para enviar informações sobre suas caravanas.
Da Redação